Curso
Neste curso você aprenderá a construir uma aplicação de cadastro de lembretes, que gravará essas informações em um banco de dados MySQL. Para isso usaremos o Hibernate através da API de alto nível disponibilizada pela JPA, Java Persistence API, que facilita o processo de configuração, bem como o mapeamento das entidades por meio de anotações. A JSF, Java Server Faces, será utilizada na criação das interfaces, intermediando a comunicação entre as camadas da aplicação através do Managed Bean, em uma arquitetura MVC, Model View Controller.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
16 horas
A aplicação web que será desenvolvida ao longo do curso realiza o cadastro de lembretes em um banco de dados MySQL, por meio de algumas telas com papéis bem definidos.
Neste vídeo veremos como o projeto foi organizado. Falaremos sobre a configuração, interfaces, bem como as classes pertencentes a ele, além do papel de cada um desses arquivos.
Na JPA, o mapeamento da entidade é feito por meio de anotações, sobre as quais falaremos neste vídeo. Sendo assim veremos os atributos e métodos da classe Lembrete, bem como sua importância para a aplicação.
A documentação da JPA nos orienta a instanciar uma EntityManagerFactory apenas uma vez na aplicação. Por conta disso implementamos a mesma através do padrão de projetos Singleton.
É recomendado que em uma aplicação orientada a objetos as classes tenham responsabilidades bem definidas. Sendo assim, isolamos as tarefas relacionadas a persistência de um lembrete na classe LembreteDao.
Agora que conhecemos as classes fundamentais da aplicação, podemos falar sobre o Managed Bean, no qual realizaremos a persistência dos dados. Antes disso, veremos a aplicação em execução para apresentar as ações.
Na nossa aplicação, a página inicial tem por objetivo listar todos os lembretes, bem como oferecer links para as demais telas. Vamos entender o papel do arquivo index.xhtml nesse processo.
Para permitir a adição de um lembrete criamos um formulário no arquivo adicionar.xhtml, no qual terá sua estrutura apresentada, bem como os componentes da JSF envolvidos em sua construção.
Para a adição de um lembrete precisamos da interação do Managed Bean com o LembreteDao, que realiza a persistência dos dados. Veremos também como gerar mensagens de erro ou sucesso para a interface.
Editar uma informação presente no banco de dados é uma tarefa comum em aplicações CRUD. Para permitir esta ação criamos a página editar.xhtml com os seus componentes.
Linguagem Java: Hello World!
Linguagem Java: tipos de dados
Linguagem Java: Controle de Fluxo