Curso
Neste curso você aprenderá a implementar uma Web API RESTful com paginação e busca de dados utilizando os frameworks Jersey e JPA/Hibernate. Também abordaremos como empregar corretamente os códigos de status HTTP. Web services representam um dos requisitos mais solicitados nos novos projetos, possibilitando a construção de um único back-end para os mais diversos front-ends. E como sabemos, com a quantidade de dados cada vez maior, fornecer meios de controlar o seu acesso é fundamental, tanto para a economia de recursos do servidor, quanto para o cliente. Ao final, você estará preparado para criar web services com todos os fundamentos que necessita para atender ao core de aplicações comerciais modernas.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
20 horas
Aprender a implementar web services RESTful é um importante diferencial para a construção de soluções web modernas. Neste curso veremos como fazer isso com os frameworks Jersey e JPA/Hibernate, sendo este último para prover a persistência de dados.
Conhecer a arquitetura do projeto é importante para saber como ele está organizado e compreender o processo utilizado para seu desenvolvimento. Com ela é possível enxergar a solução de forma menos dependente do código.
A criação e configuração do projeto é um passo simples e fundamental a toda solução. Aprenda como fazer isso e configurar as dependências relacionadas ao JPA/Hibernate, Jersey e MySQL utilizando o Maven.
Outra tarefa comum no início de um projeto é criar as classes de domínio. Esse é o propósito principal desse vídeo. Será criada a classe Produto e, em seguida, ensinaremos como fazer o mapeamento objeto-relacional.
Assim como acontece com muitos frameworks, com o Hibernate também precisamos realizar algumas configurações, o que é feito, normalmente, no arquivo persistence.xml. Nele, configuraremos propriedades como a URL de acesso ao banco.
Aprenda a criar a camada de acesso a dados, isto é, o DAO de um projeto. Ao final, teremos todos os métodos implementados para fornecer as funcionalidades de um CRUD, que possibilita criar, recuperar, atualizar e remover produtos do banco de dados.
Algo muito importante, mas negligenciado por alguns programadores, é o tratamento de exceções. Analisaremos aqui as exceções que vamos tratar e prepararemos nosso projeto para que ele ofereça uma boa estrutura para lidar com elas.
Agora que já sabemos quais exceções serão capturadas e o que vamos lançar para as camadas superiores, vamos aprender como tratar as exceções em todos os métodos do nosso DAO.
Dois recursos muito importantes quando lidamos com grandes quantidades de dados são a busca e a paginação. Aprenda a implementar essas funcionalidades com JPA/Hibernate.
Para que o web service não precise conhecer os detalhes do nosso DAO, vamos criar uma camada de serviço, que possibilitará reduzir a dependência entre a camada de acesso a dados e os web services.
Linguagem Java: Hello World!
Linguagem Java: tipos de dados
Linguagem Java: Controle de Fluxo