Curso
Neste curso conheceremos o conceito de divisão do código em camadas. De forma simples, o código fica dividido em camadas quando o separamos em múltiplos arquivos - o que já fizemos anteriormente. Aprenderemos a construir aplicações em camadas utilizando recursos que já vimos, tais como import, export e require. Vamos também aplicar uma técnica conhecida como refatoração. Ao final do curso você estará apto a desenvolver uma aplicação em camadas, o que vai tornar seus códigos mais organizados e profissionais.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
10 horas
O objetivo deste curso é fazer com que você seja capaz de trabalhar com aplicações em camadas e, por isso, nesta aula vamos aprender o que é uma aplicação em camadas e por que elas são úteis.
Na aula anterior aprendemos o que são aplicações em camadas e quais são as suas utilidades. Agora, vamos conhecer um conceito fundamental na divisão de camadas, a refatoração.
Anteriormente aprendemos o que é refatoração e como essa técnica é aplicada na divisão de camadas. Agora, vamos conhecer um outro conceito base deste processo, os contextos.
Na aula anterior vimos como identificar os grupos de contexto de uma aplicação através da análise do código. Agora veremos como utilizar todo o conhecimento aprendido para dividir uma aplicação em camadas.
Na aula anterior vimos como criar camadas na nossa aplicação com base em contextos definidos. Agora, iremos entender um pouco mais sobre o processo de divisão de camadas e subcamadas.
Na aula anterior vimos o comportamento de camadas e subcamadas. Nesta aula vamos mais a fundo no conceito de contextos, além disso, veremos como expandir uma aplicação considerando os seus contextos.
Nesta aula veremos através de um exemplo prático a aplicação de tudo que aprendemos no decorrer deste curso. O exemplo desta aula é uma aplicação que sugere uma série com base no dia da semana e será utilizada para demonstrar a divisão de camadas.
Nesta aula vamos refatorar novamente o código da nossa aplicação de sugestão de série. O objetivo dessa alteração é deixar nosso código ainda mais organizado, separando os contextos de forma mais específica.
Nesta aula vamos conhecer outro exemplo de aplicação de camadas. Dessa vez utilizaremos um exemplo mais complexo e com mais camadas para mostrar como a separação em camadas nos ajuda nesses casos.
Nesta aula vamos entender a arquitetura proposta para o exemplo e como a aplicação foi criada.
JavaScript: Input
JavaScript: Objeto Literal e coleção de objetos
JavaScript: Array