Curso
Neste curso você aprenderá a lidar com exceções em suas aplicações Java. Veremos como o programa se comporta ao ser lançada uma exceção, quais os mecanismos para capturá-la, bem como em que momento podemos lançar exceções em nossos códigos. Além disso, criaremos exceções customizadas a partir de RuntimeException, apresentando quais os benefícios dessa decisão.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
8 horas
Aprender a utilizar exceções em Java é um importante passo para a construção de códigos consistentes e de maior qualidade. Ao longo deste curso apresentaremos algumas possíveis exceções que podem ser lançadas em uma aplicação.
Antes de iniciar qualquer tratamento de exceções precisamos saber como elas são geradas. Neste vídeo veremos como um programa se comporta ao ser lançada uma exceção, bem como as informações disponíveis nesse objeto.
Quando não tratadas, as exceções causam o encerramento da aplicação, sem que o programador tenha controle desse momento. Conforme demonstrado neste vídeo podemos utilizar blocos try/catch para capturar exceções em nossos programas.
Uma das maiores dúvidas entre programadores é não apenas quando, mas também como tratar exceções. Neste vídeo falaremos sobre esse assunto, utilizando como exemplo a passagem do parâmetro ItemVenda para o método adicionar da classe Venda.
Adicionado no Java 7, o recurso multi catch permite reduzir a duplicidade do código. Veja como utilizá-lo neste vídeo.
Ao utilizar mais de um bloco catch devemos ter cuidado quanto a ordem na qual capturamos as exceções. Neste vídeo apresentamos como realizar esse tratamento quando há a necessidade de tratar a exceção mais geral.
Algumas vezes pode ser útil criar exceções customizadas. Para isso devemos estender Exception ou, no caso de exceções não verificadas, RuntimeException. Saiba como fazer isso, bem como adicionar informações extras a exceção neste vídeo.
Até agora vimos como blocos try/catch funcionam, permitindo tratar partes sensíveis do código. Neste vídeo veremos que um bloco try também pode ser seguido por finally, bem como as situações em que isso pode ser útil.
Linguagem Java: Hello World!
Linguagem Java: tipos de dados
Linguagem Java: Controle de Fluxo