Curso

Introdução a Design Patterns

Neste curso conheceremos os Design Patterns: teremos uma visão geral sobre padrões de projetos e princípios de design. Também iniciaremos a construção de um código funcional em Java no NetBeans para reservas de quartos, justificando a necessidade de utilização do princípio de programar para uma interface e não para uma implementação. Conheceremos os 23 Design Patterns descritos no livro GOF, que serve de base para esse curso.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

95 horas

Curso de Design Patterns (10 aulas)

Aula 1 - Introdução

Nesta aula teremos uma visão geral sobre design patterns e princípios de design. Além disso, começaremos o desenvolvimento do nosso projeto pela classe de conexão com o banco de dados.

Aula 2 - Programar Para uma Interface - Parte 1

Vamos consertar nessa aula uma má prática de programação usando a Engenharia Reversa. O Netbeans gera automaticamente o nosso diagrama de classes que nos auxiliará na análise das dependências do projeto.

Aula 3 - Programar Para uma Interface - Parte 2

Mostraremos mais alguns problemas ocorridos ao se programar para uma implementação ao invés de programar para uma interface. Discutiremos os benefícios das práticas abordadas para tornar o código de fácil manutenibilidade e expansão.

Aula 4 - Programar Para uma Interface - Parte 3

Para favorecer a Composição sobre Herança, veremos aqui a criação de containers para agrupar componentes visuais. Codificaremos o Flow Container e seus métodos herdados.

Aula 5 - Princípio de design

Continuaremos nessa aula a discussão sobre o princípio de design de favorecimento da composição sobre a herança. Dessa vez codificaremos o Grid Container, que difere de Flow Container por usar um array de duas dimensões.

Aula 6 - Inclusão de novos requisitos

Vamos incluir os novos requisitos e bordas em Flow Container e Grid Container a fim de continuar a discussão sobre o princípio de design de favorecimento da composição sobre a herança..

Aula 7 - Finalizando inclusão de novos requisitos

Ainda sobre a inclusão das bordas pontilhada e sólida no Grid Container, nessa aula apontaremos os erros gerados a partir da cópia do código de Flow Container.

Aula 8 - Abordagem de implementação

Nesta aula veremos como consertar o código refazendo o mesmo a partir do princípio de herança. Explicaremos todos os motivos para a adoção desse princípio e como alterar os modificadores de acesso de classes e métodos.

Aula 9 - Conceito de composição

Veremos o conceito de composição a partir da inclusão de novos requisitos. Com isso, vamos melhorar as soluções anteriores para entender melhor o princípio de design de favorecimento da composição sobre a herança.

Aula 10 - Reuso de código

Aqui conversaremos sobre herança e como utilizar a delegação e composição para simular o reuso de código, uma das boas práticas de desenvolvimento.

Ver todas as 95 aulas
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de Java

Linguagem Java: Hello World!

Linguagem Java: tipos de dados

Linguagem Java: Controle de Fluxo