Curso
Validações são fundamentais em todos os tipos de aplicação. Neste curso você aprenderá a realizar validações de uma forma simples e eficiente utilizando a biblioteca FluentValidation. Com ela superamos algumas limitações das Data Annotations, normalmente usadas no ASP.NET e quando trabalhamos com Entity Framework. Além disso, essa abordagem facilita a realização de validações complexas de acordo com nossas regras de negócio.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
11 horas
A biblioteca FluentValidation pode ser empregada em diferentes tipos de projetos .NET e nos permite realizar diferentes tipos de validação sobre nossas classes de domínio.
Para demonstrar os recursos da biblioteca FluentValidation utilizaremos um projeto do tipo Console Application, no entanto o conteúdo abordado aqui é válido para outros projetos, como ASP.NET MVC e Web API.
Para instalar a biblioteca FluentValidation podemos utilizar o gerenciador de pacotes NuGet. Feito isso, para utilizar os recursos de validação será necessário criar classes herdando de AbstractValidator, que se encontra no namespace FluentValidation
Diferente do que ocorre com as Data Annotations, quando usamos a biblioteca FluentValidation as regras de validação não ficam na entidade, mas sim em uma classe que será responsável pela sua validação.
Para validar uma entidade devemos invocar o método Validate do nosso validador. Ele retornará um objeto do tipo ValidationResult contendo o resultado da validação, com um status indicando se ela foi bem sucedida ou não e uma lista de erros.
Da mesma forma que validamos uma propriedade usando o método RuleFor, podemos validar todas as propriedades de uma classe. Inclusive é possível aplicar várias regras a uma propriedade usando uma cadeia de métodos invocados em sequência.
A biblioteca FluentValidation já dispõe de vários métodos para realizar diferentes tipos de validação, como “maior que”, “menor que”, “não nulo”, etc. No entanto, às vezes é necessário especificar regras customizadas.
Agora que já definimos um validador para a classe Venda, criaremos uma nova classe para validar os itens da venda. Nela definiremos regras que devem ser aplicadas a todos os itens, como preço e quantidade maiores que zero.
Quando uma classe possui uma coleção de objetos é comum a necessidade de validar todos os itens dessa lista para definir se a classe como um todo é válida. Nesse cenário uma venda só será válida se todos os seus itens também o forem.
A validação de várias propriedades se resume a regras fixas, como “maior que”, “menor que” ou “não nulo”. Com a FluentValidation é bastante simples atender esse tipo de cenário usando o método When.
Hello World com a linguagem C#
Relatórios com o Stimulsoft Reports.Web para .NET
O que é .NET Core?