Curso
Aprender a consultar dados armazenados em bancos de dados relacionais é um importante passo na construção de sistemas. Quanto o assunto é JPA/Hibernate, a linguagem base para isso deixa de ser a tão conhecida SQL, e passa a ser a JPQL, ou Java Persistence Query Language. Com ela, acessamos dados com a mesma simplicidade da linguagem SQL, mas sem deixar de lado as vantagens da orientação a objetos. Neste curso você aprenderá sobre essa linguagem e começará a escrever as suas primeiras consultas.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
7 horas
Aprenda a escrever consultas ao banco de dados com a JPQL, linguagem definida pela API JPA e que nos permite recuperar dados com uma sintaxe semelhante à SQL, mas sem deixar de lado alguns princípios da orientação a objetos.
Saiba como escrever a primeira consulta com a JPQL. Como você poderá notar, o código é semelhante ao de uma consulta SQL (como o SELECT * FROM nometabela), porém não referenciamos tabelas e colunas, mas sim entidades e atributos no código.
Para que nossas consultas retornem dados mais precisos e não consumam recursos do servidor desnecessariamente, é fundamental saber criar consultas com filtros. É sobre este assunto que vamos aprender agora.
Quando começamos a escrever filtros em nossas consultas, algo que também se torna fundamental é o uso de parâmetros. Com eles conseguimos reaproveitar o código das nossas consultas. Aprenda o que são e saiba como utilizar os parâmetros nomeados.
Já aprendemos como retornar uma lista de resultados, porém, a escrita de consultas que retornam apenas um resultado também é comum. Neste vídeo vamos saber o que fazer para obter resultados únicos.
Outra consulta bastante comum é a que precisa acessar dados em mais de uma tabela para obter o resultado. Em geral, com a linguagem SQL sempre declaramos JOINs. No caso da JPQL, no entanto, temos uma facilidade quanto a isso.
Quando em nossa consulta precisamos acessar objetos complexos, como coleções, o uso do JOIN passa a ser fundamental. Vejamos, neste vídeo, como escrever consultas que precisam do JOIN para recuperar os dados desejados.
Linguagem Java: Hello World!
Linguagem Java: tipos de dados
Linguagem Java: Controle de Fluxo