Curso
Neste curso você aprenderá a criar o seu primeiro programa com Java, e não, ele não será um simples “Hello, World!”. :) Para isso, vamos começar ensinando como instalar o Java e preparar o ambiente de desenvolvimento. Como IDE, vamos utilizar o Intellij IDEA. Feito isso, nas aulas seguintes vamos abordar conceitos fundamentais da programação orientada a objetos com Java. Assim, vamos tratar sobre pacotes, como criar a primeira classe, declarar atributos, tudo de acordo com a Orientação a Objetos. Com esse propósito, também falaremos sobre encapsulamento, métodos de acesso, como utilizar classes do Java e instanciar objetos. Por fim, veremos, ainda, como imprimir informações na tela, ler dados do teclado, bem como conheceremos um pouco sobre estruturas de repetição e de condição.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
15 horas
Aprender Java é uma tarefa que envolve muitos conceitos. No entanto, como veremos, todos eles são de simples compreensão e, de certa forma, acabam se complementando. Aqui vamos aprender esses conceitos na prática.
Para começar a programar em Java o primeiro passo é configurar o ambiente de desenvolvimento. Aprenda, portanto, tudo o que é necessário para isso: instalar o kit de desenvolvimento Java (JDK), e instalar uma IDE, que neste caso será a Intellij IDEA.
Com o ambiente de desenvolvimento pronto, já é possível criar um projeto. Sempre que você precisar criar um programa em Java, o primeiro passo é criar o projeto. É no projeto que estarão organizados todos os arquivos a ele relacionados.
Um dos conceitos mais básicos do Java é o conceito de pacote. Com o objetivo de manter o projeto organizado, ele permite agrupar arquivos de código com características em comum. Aprenda o que é, como criar e a nomear pacotes.
Outro conceito presente no Java recebe o nome de Classe. Uma classe permite abstrair objetos do mundo real de forma que possamos representá-los via código. Aprender sobre classes é um passo muito importante para programar Orientado a Objetos.
Para representar um objeto do mundo real, uma classe precisa ter algo que represente as características desse objeto. Na programação, a essas características damos o nome de atributos. Vamos, então, aprender sobre eles e como declará-los.
Ao programar uma classe estamos criando uma “fôrma” que pode ser utilizada para criar objetos. E para criar objetos, algo fundamental é o uso de construtores. Aprenda, sobre eles neste vídeo.
Agora que já declaramos os atributos, precisamos fornecer uma forma de acessá-los a partir de outras classes. Em Java, e em outras linguagens orientadas a objetos, para isso programamos os métodos de acesso, também conhecidos como getters e sett
Outro método muito utilizado no Java é o método toString(). Ele tem como objetivo apresentar o estado de um objeto na forma de texto. Explicação abstrata, não é mesmo? Assista este vídeo e aprenda mais sobre esse método.
Como em nosso programa vamos ter um colecionador, nada melhor, para representá-lo em nosso código, do que criar uma classe com esse mesmo nome: Colecionador.
Linguagem Java: Hello World!
Linguagem Java: tipos de dados
Linguagem Java: Controle de Fluxo