Curso
O objetivo deste curso é mostrar como otimizar o desempenho do Oracle. A otimização, também conhecida como tuning, será realizada através do estudo dos diversos componentes do Oracle incluindo: shared pool, buffer cache, segmentos de rollback, tablespace UNDO, locks, blocks, Oracle Shared Server e outros componentes. O curso também aborda as ferramentas de diagnóstico e manutenção, recomendações para a aplicação, o gerenciamento de recursos no sistema operacional e aspectos de otimização de instruções PL/SQL. Este curso é de nível intermediário e necessita de conhecimentos básicos de PL/SQL e de administração de um banco de dados Oracle.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
40 horas
Nessa videoaula veremos quais os detalhes do ambiente, sistema operacional, Oracle e ferramentas que vão ser utilizadas durante o curso. A explicação das aulas será baseada no Oracle 11g Express sendo executado no Windows 7 Ultima 32 bits em inglês.
Nessa videoaula veremos como trabalhar com ferramentas e recursos para o diagnóstico e otimização no Oracle. A videoaula inicia mostrando como fazer o download e utilização da ferramenta de consultas SQL Developer.
Nessa videoaula veremos como coletar estatísticas do Oracle utilizando o STATSPACK e os script UTLBSTAT.SQL e UTLESTAT.SQL.
Nessa videoaula veremos qual é a metologia de otimização que será utilizada durante o curso.
Nessa videoaula veremos o que é e como trabalhar com a otimização da área de memória da área conhecida como Library Cache do Oracle.
Nessa videoaula veremos três importantes estruturas de memória do Oracle: o Data Dictionary Cache, o UGA e o Large Pool.
Nessa videoaula veremos como o Oracle armazena no database buffer cache os dados mais utilizados das tabelas.
Nessa videoaula veremos como trabalhar com múltiplos buffer pools para tabelas e índices no Oracle.
Nessa videoaula veremos como manualmente no cache do Oracle uma tabela.
Nessa videoaula veremos como redimensionar as áreas de memória Redo Log Buffer e Java Pool do Oracle.
SQL: Seleção Múltiplas tabelas
Hello World com Elasticsearch
Avançando com Subqueries