Curso
O objetivo do Curso de Java Básico aplicado é apresentar os conceitos básicos da linguagem de programação Java para iniciantes no Java, assim como da Orientação a Objetos, aplicados em exemplos simples e úteis, utilizados pela maioria dos desenvolvedores no dia a dia do desenvolvimento de software. Desta forma, neste curso serão aplicados os conceitos da orientação a objeto para a criação de interfaces gráficas utilizando de forma didática a API AWT (Abstract Windows Toolkit) e a API Swing, sendo esta hoje uma das mais utilizadas para o desenvolvimento de aplicações Java para Desktop.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
38 horas
Nessa videoaula veremos os conceitos básicos para o desenvolvimento de interfaces gráficas na plataforma Java. Apresentaremos os fundamentos de uma interface visual, os princípios do AWT, a documentação do Java API
Nessa videoaula veremos a utilização de um primeiro componente visual interativo - o componente botão (classe Button do AWT), apresentamos sua utilização, mudança de algumas características visuais como o rótulo e cores
Nessa videoaula veremos a utilização de mais dois gerenciadores de layout em Java: FlowLayout, que permite adicionar um componente ao lado do outro, e o GridLayout, que permite dividir a tela como se fosse uma tabela.
Nessa videoaula veremos a utilização de dois componentes visuais muito utilizados no desenvolvimento de interfaces gráficas: componente TextField, que permite a entrada de dados digitados, e o componente Label.
Nessa videoaula veremos os conceitos iniciais da programação utilizando a API do Swing, hoje uma das mais utilizadas para o desenvolvimento de interfaces visuais para aplicações desktop em Java.
Nessa videoaula veremos os conceitos básicos para o tratamento de eventos na plataforma Java. Para exemplificar, serão apresentados os eventos de janela, os quais são implementados na interface WindowListener.
Nessa videoaula veremos os eventos de Janela, mais especificamente, o modelo para fechamento de uma janela Swing, o qual substitui as inúmeras linhas de códigos existentes no AWT por apenas um linha.
Nessa videoaula veremos o modelo de eventos de ação na presença de múltiplos botões na interface gráfica. Como todos os botões são direcionados para um mesmo método para o tratamento do clique (método actionPerformed).
Nessa videoaula veremos a utilização de barras de menus, sendo este componentes que permitem uma maior variedade de operações aos aplicativos, porém, sem poluir a interface visual. Para sua utilização, foram utilizadas as classes MenuBar, Menu e MenuItem.
Nessa videoaula veremos a consistência dos dados digitados em campos de entrada (ex. TextField, JTextField, JOptionPane, etc.) utilizando a linguagem de programação Java.
Linguagem Java: Hello World!
Linguagem Java: tipos de dados
Linguagem Java: Controle de Fluxo