Curso

C# Exceptions: Trabalhando com exceções em C#

Neste curso você aprenderá a lidar com exceções em suas aplicações C#. Veremos como o programa se comporta ao ser lançada uma exceção, quais os mecanismos para capturá-la, bem como em que momento podemos lançar exceções em nossos códigos.

Esse curso inclui:

Suporte em tempo real

Certificado

Carga horária:

9 horas

Curso de C# Exceptions (9 aulas)

Aula 1 - Introdução às exceções

Iniciando nosso curso, entenderemos o que são exceções e como as aplicações se comportam quando exceções são lançadas e não há tratamento para elas.

Aula 2 - Analisando uma exceção sem tratamento

Quando exceções ocorrem na aplicação em tempo de desenvolvimento, o Visual Studio nos dá suporte para identificar o problema e sua origem. Porém, caso não estejamos conectados ao Visual Studio, veremos que a aplicação pode parar de forma inesperada.

Aula 3 - Tratando a primeira exceção

O tratamento de exceções é feito por meio do bloco try-catch, que será abordado neste vídeo. Veremos que quando fazemos isso retomamos o controle do fluxo da aplicação, evitando seu fechamento inesperado.

Aula 4 - Tratando exceções pelo tipo

Apesar de ser possível usar o bloco try-catch sem explicitar o tipo de exceção a ser capturado, essa não é uma boa prática, pois não nos informa qual erro exatamente ocorreu. Para evitar isso veremos como capturar um tipo específico de exceção.

Aula 5 - Corrigindo o erro e identificando outro problema

Agora que já identificamos o problema no nosso código, vamos corrigi-lo. Porém, veremos que ainda há um ponto de falha potencial que precisa ser tratado.

Aula 6 - Lançando exceções nativas

Veremos agora como lançar exceções em nossas classes, informando que ocorreu um problema e o fluxo do código precisa ser modificado para contornar essa situação, que impede o término do processamento.

Aula 7 - Tratando múltiplas exceçõeS

Um mesmo bloco de código pode lançar diferentes tipos de exceção, que precisam ser tratadas individualmente para garantir que vamos lidar com essa situação da forma mais adequada para cada caso, como veremos nesse vídeo.

Aula 8 - Lançando uma exceção customizada

Também é possível criar classes customizadas para representar exceções próprias da nossa aplicação. Como veremos aqui, basta criar uma classe herdando de Exception ou de uma de suas classes filhas.

Aula 9 - Utilizando o bloco finally

O bloco finnally pode ser usado em conjunto com o try e o catch para executar algum conjunto de comandos adicionais após o processamento definido no try ter sido concluído ou após uma exceção ter sido gerada.

Iniciar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Veja outros cursos de .NET

Hello World com a linguagem C#

Relatórios com o Stimulsoft Reports.Web para .NET

O que é .NET Core?