Curso
Neste curso veremos como conectar ao MongoDB a partir de uma aplicação C# e como realizar as operações de inserção, alteração, exclusão e listagem de documentos. O MongoDB tem sido amplamente empregado em diversos tipos de aplicação em que o modelo de banco de dados relacional não se mostra o mais eficiente, devido à necessidade de armazenar informações em formato flexível, mantendo a alta performance enquanto armazenam grandes volumes de dados.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
10 horas
Neste vídeo conheceremos o objetivo do curso e alguns conceitos iniciais sobre as ferramentas que serão utilizadas, bem como sugestões de conteúdo complementar auxiliar seus estudos.
Neste vídeo veremos quais ferramentas serão utilizadas e como obtê-las, preparando assim o ambiente para as próximas aulas. Veremos também como instalar o pacote MongoDb.Driver via NuGet na aplicação C#.
Neste vídeo veremos como estabelecer a conexão com o banco de dados usando a classe MongoClient, e como referenciar o database e a collection, usando para isso os métodos GetDatabase e GetCollection, respectivamente.
Neste vídeo veremos como inserir documentos nas coleções do banco de dados, empregando as funções InsertOne ou InsertMany para adicionar um ou vários objetos ao mesmo tempo, respectivamente.
Uma vez que sabemos como inserir os documentos, nesta aula aprenderemos a alterar seus dados, tanto redefinindo toda sua estrutura, quanto adicionando novos atributos e valores.
Nesta aula conheceremos os métodos para remover documentos no MongoDB: DeleteOne e DeleteMany. Veremos como utilizar diferentes filtros para remover um ou vários registros ao mesmo tempo.
Veremos neste vídeo como listar os documentos cadastrados nas coleções do banco de dados, finalizando assim as operações básicas de CRUD. Para isso, utilizaremos o método Find da coleção.
Nesta vídeo veremos como trabalhar com documentos complexos, ou seja, aqueles que contêm documentos internos em suas propriedades. Aprenderemos, então, como realizar as principais operações de persistência e leitura no banco com esse tipo de objeto.
Veremos neste vídeo como tratar a exceção que é gerada caso o servidor do MongoDB esteja indisponível. Essa exceção, do tipo TimeOutException, é disparada quando tentamos efetuar alguma operação de leitura ou escrita no banco.
Veremos agora como acessar o MongoDB de forma autenticada por meio da aplicação C#, informando login e senha do usuário no momento da conexão. Para que isso seja possível, precisaremos ainda habilitar o modo de autenticação no servidor.
Hello World com a linguagem C#
Relatórios com o Stimulsoft Reports.Web para .NET
O que é .NET Core?