Curso
O Oracle é um dos principais banco de dados relacional utilizado pelas empresas de médio e grande porte. Visando auxiliar o profissional que deseja se tornar um DBA, este curso de Oracle apresenta os principais tópicos voltados à administração básica do Oracle 10g Express na distribuição Red Hat Enterprise Linux 4 (RHEL). O curso é voltado para os profissionais que possuem o conhecimento básico do sistema operacional Linux e também conhecimentos básicos de banco de dados. O curso aborda diversos tópicos passo a passo como instalação, componentes da arquitetura do Oracle, gerenciamento dos bancos de dados e seus arquivos (datafiles, tablespaces, control files, redo log files e data files), dicionários, tabelas, índices, usuários, roles, permissões, privilégios, componentes de rede, backup, restore, arquivamento, RMAN, transferência, importação e exportação de dados, dentre outros tópicos. Focando no usuário iniciante, este curso apresenta passo a passo cada um dos exemplos e demonstrações utilizados durante as aulas, permitindo um acompanhado detalhado do que está sendo apresentado durante todas as vídeo aulas do curso.
Esse curso inclui:
Suporte em tempo real
Certificado
Carga horária:
31 horas
Esta vídeo aula inicia o curso de administração básica do Oracle 10g Express no Linux Red Hat 4 através da apresentação de quais tarefas devem ser realizadas antes da instalação
Esta vídeo aula mostra como instalar o Oracle 10g Express no Enterprise Red Hat Linux 4 a partir do pacote RPM.
Esta vídeo aula mostra como realizar algumas das tarefas pós-instalação do Oracle 10g Express Edition no Linux Enterprise Red Hat 4.
Esta vídeo aula apresenta os principais componentes da arquitetura do Oracle.
Esta vídeo aula começa apresentando os parâmetros do Oracle e como eles são armazenados nos arquivos PFILE e SPFILE.
O foco desta vídeo aula é na criação manual de um novo banco de dados cujo identificador (SID) é ORATEST, apesar da existência de um banco de dados já criado na instalação do Oracle cujo identificador (SID) é XE.
Inicialmente apresenta-se o conceito de dicionário de dados e de como pode-se consultar as informações armazenadas no catálogo do banco de dados através de objetos como tabelas e views.
Os arquivos de controle (CONTROL FILES) do Oracle são arquivos binários que armazenam diversas informações necessárias para manter o estado atual do banco de dados.
O uso de um log de transações é uma das principais características de um banco de dados que possui suporte à transações.
O gerenciamento de arquivos de dados (datafiles) no Oracle é realizado através de um objeto chamado tablespace.
SQL: Seleção Múltiplas tabelas
Hello World com Elasticsearch
Avançando com Subqueries