Criando um Messagebox personalizado
Veja como criar um Messagebox personalizado para ser usado em seus aplicativos.
Já pensou em personalizar o Messagebox, incluir imagens em seus botões ou até mesmo usar outros ícones para cada tipo de mensagem? Nesse artigo você uma forma simples de fazer isso, personalizando as mensagens de seu aplicativo.
Iniciando nosso exemplo
Nesse artigo vou demonstrar uma forma de personalizar as mensagens geradas pelos aplicativos em substituição aos métodos Messagebox, Showmessage e Messagedlg. Iremos criar um formulário com todos os tipos de mensagens que ele poderá exibir junto com seus botões e imagens.
Criando o formulário de mensagem
Inicie o Delphi, a caso não tenha sido criado uma nova aplicação automaticamente, vá ao menu e clique em File >> New >> Application. Com isso será criado um novo formulário para a aplicação, mude sua propriedade name para frmMensagens, salve sua unit como uMensagens.pas e o projeto como Project1.dpr. Mude as seguintes propriedades do formulário:
Propriedade |
Valor |
BorderStyle |
bsDialog |
BorderIcons |
[] |
Height |
230 |
Position |
poScreenCenter |
Width |
350 |
Tabela 1. Propriedades do frmMensagens.
Vá à aba Standard e insira três componentes TPanel no formulário, mude a propriedade Name de cada para pnlIcones, pnlMensagem, pnlBotoes. A seguir veja os valores de suas propriedades que devem ser alteradas.
Componente |
Propriedade |
Valor |
pnlIcones |
Align |
alLeft |
pnlIcones |
BevelOuter |
bvNone |
pnlIcones |
Caption |
|
pnlIcones |
Width |
70 |
pnlBotoes |
Align |
alBotton |
pnlBotoes |
BevelOuter |
bvLowered |
pnlBotoes |
Caption |
|
pnlBotoes |
Height |
40 |
pnlMensagem |
Align |
alClient |
pnlMensagem |
BevelOuter |
bvNone |
pnlMensagem |
Caption |
|
pnlMensagem |
BorderWidth |
10 |
Tabela 2. Ajustando as propriedades dos componentes.
Ainda na aba Standard insira um componente TLabel no pnlMensagem, mude seu nome para lblMensagem e sua propriedade Align para alClient, localize a aba Additional, insira três componentes TBitbtn no pnlBotoes, chame-os de btnSim, btnNao, btnOK e finalizando insira cinco componentes TImage no pnlIcones, mude o nome de cada TImage para imgDeletar, imgQuestao, imgCuidado, imgInformacao e imgErro e mude as propriedades Align para alTop e Visible para False.
Veja a seguir as mudanças que devem ser feitas nas propriedades dos botões:
Componente |
Propriedade |
Valor |
btnSim |
Caption |
&Sim |
btnSim |
ModalResult |
mrYes |
btnNao |
Caption |
&Não |
btnNao |
ModalResult |
mrNo |
btnOk |
Caption |
&OK |
btnOk |
Default |
True |
btnOk |
ModalResult |
mrNo |
btnSim, btnOk, btnNao |
Height |
29 |
btnSim, btnOk, btnNao |
Top |
6 |
btnSim, btnOk, btnNao |
Visible |
False |
Tabela 3. Ajustando as propriedades dos componentes.
Ao terminar essa etapa seu formulário deve estar parecido com a imagem a seguir:
Figura 1. Formato do nosso formulário.
Codificando o formulário de mensagem
Com a parte visual do nosso formulário pronto, vamos iniciar à parte da lógica criando um tipo que servirá para identificar os botões da mensagem, ele será declarado antes da classe TfrmMensagens.
Listagem 1. Declarando um novo tipo.
type
TMyButtons = (mbSim, mbNao, mbOk);
type
TfrmMensagens = class(TForm)
...
Vou criar duas constantes. Uma será usada para armazenar a posição (propriedade Left) que os botões devem ser posicionados e a outra servirá para armazenar o título da mensagem (Caso você queira, poderá deixar o título dinâmico incluindo um novo parâmetro no método que chama a mensagem). Veja a declaração das constantes logo depois da declaração da variável do nosso formulário:
Listagem 2. Declarando as constantes.
var
frmMensagens: TfrmMensagens;
const
LEFTBUTTONS : array[0..2] of integer = (258, 178, 97);
TITULO :String = ‘ClubeDelphi‘;
Agora vamos declarar nosso principal método, que vai ser um método de classe chamado Mensagem, declare-o na sessão public de nossa unit. Ele irá receber três argumentos, o texto da mensagem, os tipos de mensagem que vai ser exibida e quais botões serão exibidos, o método que será uma função vai retornar um valor boleano. Vejo o método declarado:
Listagem 3. Declarando um novo método.
public
{ Public declarations }
class function Mensagem(Texto: String; Tipo: Char; Botoes: array of TMyButtons): Boolean;
end;
Aperte Ctrl+Shift+C para que seja criado o corpo do método e veja ele pronto a seguir:
Listagem 4. Codificação do novo método.
class function TfrmMensagens.Mensagem(Texto: String; Tipo: Char;
Botoes: array of TMyButtons): Boolean;
var
i: Integer;
frm :TfrmMensagens;
begin
frm := TfrmMensagens.Create(nil);
try
frm.lblMensagem.Caption := Texto;
frm.Caption := TITULO;
for i:=0 to Length(Botoes)-1 do
begin
case (Botoes[i]) of
mbOk: begin
frm.BtnOK.Visible := True;
frm.BtnOK.Left := LEFTBUTTONS[i];
end;
mbSim: begin
frm.btnSim.Visible := True;
frm.btnSim.Left := LEFTBUTTONS[i];
end;
mbNao: begin
frm.BtnNao.Visible := True;
frm.BtnNao.Left := LEFTBUTTONS[i];
end;
else begin
frm.BtnOK.Visible := True;
frm.BtnOK.Left := LEFTBUTTONS[i];
end;
end;
end;
case (Tipo) of
‘I‘: frm.imgInformacao.Visible := True;
‘D‘: frm.imgDeletar.Visible := True;
‘Q‘: frm.imgQuestao.Visible := True;
‘C‘: frm.imgCuidado.Visible := True;
‘E‘: frm.imgErro.Visible := True;
else
frm.imgInformacao.Visible := True;
end;
frm.ShowModal;
case (frm.ModalResult) of
mrOk, mrYes : result := True;
else
result := False;
end;
finally
if (frm<>nil) then
FreeAndNil(frm);
end;
end;
Repare que apenas os botões btnSim e btnOK fazem a função retornar True, enquanto o botão btnNao faz a função retornar False.
Testando o MessageBox personalizado
Ainda no mesmo projeto, inclua um novo formulário e salve-o com qualquer nome, inclua no uses desse formulário a unit uMensagens. Vá à aba Standard e insira seis componentes do tipo TButton no formulário, de um clique duplo em cada um e insira o código conforme a listagem a seguir:
Listagem 5. Criando um exemplo para exibir as mensagens
procedure TfrmTeste.Button1Click(Sender: TObject);
begin
tFrmMensagens.Mensagem(‘Mensagem de informação‘,‘I‘,[mbOk]);
end;
procedure TfrmTeste.Button2Click(Sender: TObject);
begin
if (tFrmMensagens.Mensagem(‘Mensagem de questionamento‘,‘Q‘,[mbSim, mbNao])) then
tFrmMensagens.Mensagem(‘Você clicou em SIM!‘,‘I‘,[mbOk])
else
tFrmMensagens.Mensagem(‘Você clicou em NAO!‘,‘I‘,[mbOk]);
end;
procedure TfrmTeste.Button3Click(Sender: TObject);
begin
tFrmMensagens.Mensagem(‘Mensagem de cuidado‘,‘C‘,[mbOk]);
end;
procedure TfrmTeste.Button4Click(Sender: TObject);
begin
if (tFrmMensagens.Mensagem(‘Deseja excluir o registro?‘,‘D‘,[mbSim, mbNao])) then
tFrmMensagens.Mensagem(‘Você clicou em SIM!‘,‘I‘,[mbOk])
else
tFrmMensagens.Mensagem(‘Você clicou em NAO!‘,‘I‘,[mbOk]);
end;
procedure TfrmTeste.Button5Click(Sender: TObject);
begin
tFrmMensagens.Mensagem(‘Mensagem de erro‘,‘E‘,[mbOk]);
end;
procedure TfrmTeste.Button6Click(Sender: TObject);
begin
if (tFrmMensagens.Mensagem(‘Deseja encerrar a aplicação?‘,‘Q‘,[mbOK, mbNao])) then
Application.Terminate;
end;
No menu principal do Delphi, vá em Project >> Options e retire o formulário frmMensagens do Auto-Create forms, conforme a imagem a seguir:
Figura 2. Configurando a aplicação.
Clique em OK e pronto, nosso aplicativo está pronto para ser executado, compile o projeto, execute-o e vejo o resultado.
Figura 3. Exemplo de mensagem.
Conclusão
Como vimos nesse artigo, esta é uma forma simples de melhorar o visual de uma aplicação e torná-lo mais intuitivo para o usuário final.
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