Criando interfaces Swing com o GuiGeanie 1.0
A criação de interfaces para aplicações desktop em java costumam ser trabalhosas, para muitos pouco produtiva, apesar de IDE’s com recursos poderosos como o Netbeans...
Criando interfaces Swing com o GuiGeanie 1.0
A criação de interfaces para aplicações desktop em java costumam ser trabalhosas, para muitos pouco produtiva, apesar de IDE’s com recursos poderosos como o Netbeans, JBuilder, JDeveloper ou mesmo o plugin VE do Eclipse, há uma parcela de usuários iniciantes que nem sempre tem um equipamento a altura de idéias tão cheias de recursos, pensando em gerar alguma produtividade, consumindo muito pouco recurso de sistema existem softwares como o GuiGenie(www.guigenie.cjb.net) e o Cafeteira do Brasileiro Fernando Anselmo.
O GuiGenie possibilita a criação de componentes Swing de forma simples, gera um código comentado, um preview de como a tela ficará e salva a classe como um arquivo .java, além de fornecer a possibilidade de salvar o projeto criado nele.
Para usar o GuiGenie o primeiro a coisa é baixa-lo no endereço : www.guigenie.cjb.net
Existe uma versão multiplataforma e um instalador pra Windows.
Se você baixou a versão multiplataforma descompacte o arquivo e entre na pasta desejada, você poderá acessar o programa dando um duplo click no arquivo .jar do GuiGenie se estiver no Windows ou via prompt do DOS ou Terminal do Linux utilizando um comando :
java –jar GuiGenie.jar
E será mostrada a seguinte tela conforme a Figura 1.
Figura 1 – Tela Inicial do Programa
Agora criaremos um projeto de uma tela de login de usuário, para isso clique em :
Project >> New
Surgirá uma nova tela (veja a Figura 2) solicitando que seja escolhido qual layout será utilizado.
Dentre as várias opções, a recomendada pelo autor é Absolute Positioning que equivale ao Layout null(nulo), mas a medida que o usuário for se especializando ele poderá utilizar os outros layout managers.
Figura 2 – Definindo o Gerenciador de Layout a ser utilizado.
Após a seleção do Layout Manager, será exibida a área de trabalho da ferramenta. Para criar a tela de login mostrada na Figura 3 abaixo, apenas devemos clicar na paleta Drag N Drop e arrastar para o Jpanel. A paleta Component mostra as propriedades dos objetos selecionados.
Figura 3 – Tela de Design
Após a criação da sua tela de login, clique na aba Build e iremos nos deparar com a tela seguinte, clique no botão Preview Code e será mostrado o código da interface gráfica criada (Figura 4), facilitando o entendimento pelo usuário iniciante.
Figura 4 – Visualizando o código fonte gerado
O Botão Save Code salva o código fonte como uma classe java.
O Botão Preview Jpanel – exibe a interface compilada conforme a Figura 5.
Figura 5 – Preview da Classe Compilada
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