Conhecendo o Eclipse - Uma apresentação detalhada da IDE

Veja neste artigo uma apresentação da IDE Eclipse, onde são mostradas e explicadas as principais opções e funcionalidades, processo de criação de projetos e, por fim, um guia com as teclas de atalho mais utilizadas, facilitando o desenvolvimento.

O Eclipse é uma ferramenta IDE que compreende vários tipos de linguagem e que aceita a instalação de plugins para emular o desenvolvimento da plataforma.

Uma das principais vantagens é o uso do SWT (alternativa para quem desenvolve em SWING), e a forte orientação ao desenvolvimento baseado em plugins ampliando o suporte do desenvolvedor com centenas deles que procuram atender as diferentes necessidades.

Para a simulação do sistema que irá ser desenvolvido é necessário possuir o IDE Eclipse Java EE;

Primeiramente baixe exatamente essa versão “Eclipse IDE for Java EE Developers” e escolha para a versão Windows 32bit (mesmo se a máquina for 64bit) através da Página oficial do Eclipse.

Figura 1. Escolhendo o sistema operacional para download
Figura 2. Escolhendo o servidor para baixar

Execução

Logo após isso, baixe e descompacte para a pasta desejada e acesse o arquivo executável Eclipse.exe, conforme a Figura 3.

Figura 3. Arquivo executável da IDE Eclipse

Quando entrar no programa Eclipse, logo aparecerá uma opção para selecionar o local do Workspace. O Workspace é o repositório/local dos projetos construídos pelo desenvolvedor.

Figura 4. Caminho do Workspace

Tela Boas Vindas

Visualização da tela de boas vindas

Figura 5. Tela de Boas Vindas

Após fechar a tela de boas vindas, é mostrado o Resource Workbench do Eclipse, que é onde se encontram os recursos e ferramentas da IDE conforme a Figura 6.

Figura 6. Visão da IDE Eclipse

Perspectiva

A perspectiva define quais e como surgem na Workbench as visões (views) que estão associadas. Essas views podemos considerar como a emulação da linguagem que vai ser trabalhada na aplicação.

Nesse caso, está sendo usado a perspectiva em Java, mas poderíamos ter outras como Java EE (Web), JPA, Flex entre outros. Para mudar de perspectiva acesse o menu Window > Open Perspective, conforme mostrado na Figura 7.

Figura 7. Mudança de Perspectiva

No exemplo que será apresentado logo abaixo, vamos simular os passos para a criação de um projeto em Java. Para ter êxito nessa tarefa basta seguir corretamente os passos apresentados.

Criação do projeto

A criação de um projeto pode ser feita através das opções abaixo:

Figura 8. Criando projeto

Selecione Java Project e clique no botão Next:

Figura 9. Seleção do tipo de projeto

Após a ação de seleção do tipo de projeto, é avançado para a configuração do projeto que está sendo adicionado conforme a Figura 10.

Figura 10. Página de configuração do projeto

Conforme a Figura 10 logo abaixo é mostrado cada significado da numeração destacada na imagem.

Para criar o projeto, insira o nome do mesmo como no item 1 acima e clique no botão Next. Após isso aparecerá a janela conforme a Figura 11.

Figura 11. Configuração do Projeto

Para adicionar uma biblioteca pode-se instalar através da janela ilustrado na Figura 11, clicando na aba Libraries.

Figura 12. Configuração Libraries (Bibliotecas)

Podemos deixar tudo padrão, apenas clique no botão Finish para criar o projeto. O projeto deve estar parecido com a Figura 13.

Figura 13. Visualização do projeto criado

Criando packages

Os packages também conhecidos por pacotes são criados para armazenar as classes facilitando a organização do projeto e ajuda na reutilização de código.

Para criar uma package clique com o botão direito do mouse em cima do projeto vá em New > Package então coloque o nome e clique no botão Finish.

Figura 14. Criando Package

Após isso a estrutura do projeto tem que estar parecida com a Figura 15.

Figura 15. Estrutura do projeto com um package

Criando uma Java Class

No bom português conhecido como “Classe” é o projeto de um objeto que armazena as características e ação que definem seu estado e comportamento.

Na Figura 16 vamos criar uma classe testadora que irá gerar apenas uma saída. Clique com o botão direito em cima do package e vá em New > Class, preencha conforme a Figura 16. Observe que ao criar uma classe algumas propriedades vieram já definidas como Source Folder (1), Package (2), SuperClass (5).

Figura 16. Criação da Classe

Para criar a classe insira o nome no indicador 3 e deixe selecionado a opção public static void main(String[] args), onde estamos dizendo que criará uma classe de execução. Ao término da criação da classe é gerada a tela conforme a Figura 17.

Figura 17. Exibição da classe testadora

Observe que por padrão já é inserido alguns comentários, você pode escolher em deixá-los ou apagá-los.

Console

O Console do Eclipse é onde podem ser vistas saídas do programa através dos objetos de saída, status dos servidos, logs de erros gerados pela aplicação entre outros. Para mostrar o console siga os passos da Figura 18.

Figura 18. Visualização do Console

Após isso vamos gerar a saída de um texto, escreva conforme está apresentado na Figura 19 e clique no botão Run destacado com um círculo.

Figura 19. Imprimindo um objeto de saída do console

Após essa ação pode aparecer uma tela para salvar e rodar a classe conforme a Figura 20, apenas confirme.

Figura 20. Tela para salvar e executar a classe

Por final veja na aba do console a saída do texto que foi gerado, veja na Figura 21 o teste final.

Figura 21. Teste Final

Para finalizar estou disponibilizando alguns recursos sobre os atalhos do Eclipse, vejam alguns deles.

Teclas de atalhos do Eclipse

Para maior produtividade é aconselhável ao programador saber de costume as teclas de atalho para desempenhar certas ações mais rápidas. Abaixo é apresentado essa lista, os destacados em vermelho são os mais usados.

Espero que tenham gostado e até a próxima!


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