Conheça o Design Pattern Singleton

Neste artigo explicaremos os principais conceitos sobre o design pattern criacional Singleton, assim como a maneira correta de sua implementação.

Algumas vezes é comum nos depararmos com uma situação onde precisamos garantir que um determinado objeto seja instanciado apenas uma vez durante todo o ciclo de vida de nossa aplicação, como por exemplo, no caso de conexões com o banco de dados. Este é um problema bastante comum e pode se repetir com objetos de configuração e outros objetos comuns no nosso dia a dia. Para resolver este problema existe um padrão de projeto chamado Singleton, que nos fornece uma especificação de como solucionar isto de maneira elegante e orientada a objetos.

Este tema é útil sempre que precisarmos garantir que um determinado objeto seja instanciado apenas uma vez na nossa aplicação como, por exemplo, um objeto que encapsule a aplicação em si, um objeto de configurações ou até mesmo um objeto que gerencia a conexão com o banco de dados. Com a correta implementação do Singleton nós temos a certeza que tais objetos não serão instanciados mais de uma vez, fazendo com que nossa aplicação economize recursos e tenha uma melhor gestão sobre seus objetos.

Design patterns são soluções específicas para determinados problemas que encontramos de forma corriqueira no cotidiano dos projetos de software, sendo que os mesmos podem se dividir em três grupos:

Artigos relacionados