Conceitos sobre touchscreen e introdução à Gestures API - Revista Mobile Magazine 43
Este artigo tem por objetivo apresentar os conceitos relacionados à tecnologia touchscreen (tela de toque) – suas características, histórico, padrões, melhores práticas, além da sua contribuição ao desenvolvimento de novas soluções.
Este artigo tem por
objetivo apresentar os conceitos relacionados à tecnologia touchscreen (tela de
toque) – suas características, histórico, padrões, melhores práticas, além da
sua contribuição ao desenvolvimento de novas soluções – como também introduzir
o leitor a uma API muito legível e de fácil integração chamada Gestures API a
partir da qual podemos explorar os benefícios proporcionados pelo touch à
plataforma Android. Em
que situação o tema útil: Uma vez que se faça
necessária a interpretação de eventos touchscreen descritos como um ou mais requisito(s)
em um projeto, este artigo poderá auxiliá-lo quanto à sua aplicabilidade
(análise) além de orientá-lo através de alguns exemplos práticos em modos de como
suportá-lo (implementação). Resumo DevMan À medida que
observamos as tecnologias em evidência (como ilustrado pelo Hype Cycle do
Gartner), o reconhecimento de gestos é uma das que estão em destaque e previstas
para grande adoção para os próximos anos. Logo, o acompanhar desta evolução e o
se capacitar em ferramentas afins são linhas de pesquisa que devem ser
consideradas como candidatas para a construção de diferenciais competitivos.
Portanto, este artigo vem para auxiliá-lo em seus primeiros passos.
TAP is the new click! Esta frase, de Dan Saffer, retrata uma realidade há anos aguardada, mas que nos últimos quatro anos tornou-se acessível e revolucionou o mercado de dispositivos móveis.
Com a introdução deste novo paradigma de interação, usabilidade e design – o touchscreen (tela de toque) – a concorrência pela inovação transformou o planejamento estratégico de inúmeras empresas, tanto dos grandes Players (fabricantes (OEM) e prestadores de serviços – já inseridos neste mercado) quanto de várias outras que observaram o real potencial de crescimento e de resultados – exigindo flexibilidade e agilidade para adaptação, investimento e então, participação.
Tais mudanças têm proporcionado aos consumidores e a nós (desenvolvedores) a possibilidade de usufruir de dispositivos, que a cada novo modelo/versão, disponibilizam um conjunto maior e mais capacitado de recursos e funcionalidades, além de prover a oportunidade de atuarmos em nichos do segmento nunca dantes praticados, em virtude da complexidade de suporte e implementação a eventos que ofereçam uma melhor experiência aos usuários e que possibilitam a construção de aplicativos mais ricos, interativos e dinâmicos.
Neste contexto, este artigo tem como proposta apresentar tal paradigma, seus conceitos, características e padrões, além de detalhar uma API Android específica para a manipulação de gestos, chamada Gestures, a partir da qual ilustraremos todas as suas facilidades para a construção de aplicativos que fazem do touch (toque), sua existência.
Características das interfaces
Ao compararmos os tipos de interface, podemos categorizá-los conforme a Figura 1. A maioria das funções disponíveis pelas interfaces tradicionais (como as providas pelos desktops) é suportada pelas gestures interfaces (interfaces de gestos) (tanto touchscreen quanto free-form). Estas são diferenciadas pelo modo como manipulam os objetos: touchscreen manipulam diretamente os objetos, permitindo aos usuários interagirem sobre a tela, enquanto free-form, não, ou seja, manipulam indiretamente (sem qualquer toque) geralmente, através de algum controle, luva ou por meio do nosso próprio corpo (veja a Nota DevMan 1).
Figura 1. Tipos de interfaces
As gestures interfaces são constituídas basicamente pelos seguintes elementos: sensores (que detectam a interação), comparadores (que interpretam o evento) e os atuadores (que executam procedimentos em resposta ao evento interpretado), conforme ilustrado pela Figura 2.
Figura 2. Elementos constituintes das interfaces de gestos.
Há um grande conjunto de sensores suportados atualmente: Pressure (detectam quaisquer eventos relacionados a touch); Light (detectam luminosidade de um ambiente); Proximity (detectam proximidade de objetos); Acoustic (detectam sonoridade); Tilt (detectam inclinação); Motion (detectam movimento e velocidade) e Orientation (detectam posição e direção).
Nota DevMan 1. Free-form
As plataformas de jogos são exemplos claros de free-form interfaces, como: PS3 Move, Microsoft 360 Kinect e Wii. Além destas, podemos citar outras que ao identificarem a presença de corpo ou sua movimentação executam algumas ações como: mover, ligar ou desligar – exemplos: controle de temperatura, alarmes, ducha e papel para secar as mãos.
Histórico das interfaces touchscreen
Com o intuito de reforçar a quantidade de estudos, pesquisas e análises já efetuados na indústria, universidades e centros de pesquisa para tornar viável e acessível ao mercado consumidor produtos embarcados com suporte a interações tanto touchscreen quanto free-form, vejamos na Tabela 1 um breve histórico da evolução desta tecnologia.
Ano |
Fabricante |
Descrição |
1977 |
Elographics |
Criou o primeiro device touchscreen, denominado Accutouch |
1982 |
Nimish Mehta |
Criou o primeiro sistema multitouch, denominado Flexible Machine Interface |
1983 |
Hewlett-Packard |
Foi a primeira empresa a incorporar uma interatividade de touchscreen (TAP) no PC, no HP 150 |
1990 |
Pierre Wellner |
Foi a primeira empresa a incorporar interfaces de gestos em uma mesa digital, denominada Digital Desk |
1994 |
IBM e Bell South |
Criou o primeiro celular touchscreen, denominado Simon |
2001 |
Lionhead Studios |
Foi a primeira empresa a incorporar interfaces de gestos em um jogo, denominado Black & White |
2006 |
Nintendo |
Primeira grande plataforma/console de jogos free-form, o Wii |
2007 |
Apple |
Revolucionou o mercado com o lançamento de dois novos conceitos: iPod Touch e iPhone |
2008 |
Microsoft |
Revolucionou também o mercado ao lançar um novo conceito em mesa digital, chamada MS Surface |
Tabela 1. Histórico de evolução das interfaces touchscreen e free-form.
Padrões de interatividade suportados pelas interfaces touchscreen
À medida que os dispositivos passaram a interpretar touch, um grupo seleto de movimentos e/ou gestos foi mapeado por tais interfaces e sistemas operacionais proporcionando interações mais ricas, práticas e de fácil aprendizado (veja a " [...] continue lendo...
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