Como convencer seus filhos a estudar programação

Se o seu filho ou filha costuma se relacionar bem com aparatos tecnológicos, continue neste artigo que mostrará como motivá-los e convencê-los a estudar programação.

Quando os nossos filhos crescem, uma preocupação que geralmente surge diz respeito à sua carreira profissional. Com tantas opções e incertezas diante de mercados diversos ficamos em dúvida de como ajudá-los. Mas ainda existem muitos ramos promissores e interessantes para explorar.

Nesse sentido, com o avanço da tecnologia, a programação se tornou um dos ramos protagonistas no mercado e o profissional pode contar com uma gama de possibilidades de atuação. Então, se o seu filho ou filha costuma se relacionar bem com aparatos tecnológicos, continue neste artigo que mostrará como motivá-los e convencê-los a estudar programação. Confira a seguir!

Conheça o trabalho do programador

A área da programação, hoje, é uma das mais relevantes do mercado, uma vez que as novas tecnologias da informação permeiam toda a nossa vida pessoal e profissional. Mas você sabe qual trabalho o especialista desse ramo desenvolve? O programador é a pessoa responsável por criar, desenvolver e manter diversos programas (softwares) em sistemas, ou para sua utilização em dispositivos como computadores, ou smartphones.

Para realizar esse trabalho, são utilizadas linguagens de programação, como o JavaScript, HTML, C++, entre outros. A partir dos comandos gerados, programas, sites, sistemas e aplicativos são criados e melhorados, o que garante ao programador uma atuação ampla e um mercado com grandes demandas.

Dessa forma, o programador pode atuar nas grandes empresas que comandam redes sociais, sites de buscas, produtoras de jogos, e em outras organizações que lidam com coleta, análise e tratamento de dados, fundamentais para a tomada de decisão e conquista dos objetivos.

Ramos de atuação do profissional da programação

Como podemos perceber, um programador, por poder lidar com várias linguagens, tem possibilidade de atuar em diversas áreas, o que pode ser muito interessante para quem está pensando a ingressar nessa carreira. Veja algumas delas:

Desenvolvedor Mobile

O desenvolvedor mobile é responsável pela criação de aplicativos em dispositivos móveis. Quem deseja atuar nessa área precisa, além de conhecimento em programação, dominar linguagens como Java e saber sobre estruturas e frameworks.

Hoje, podemos perceber um interesse muito grande dos jovens por smartphones e tablets, o que pode ser um grande motivador para convencê-los a trabalhar nessa área.

Desenvolvedor Web

Como o próprio nome sugere, o desenvolvedor web cuida do desenvolvimento da estrutura de um website. Essa tarefa exige que seja feita a organização, a criação e a manutenção de determinado site ou aplicativo e quem deseja atuar nessa área precisa dominar algumas linguagens como HTML, C++ e JavaScript.

Esse ramo da programação possui três subdivisões. Confira as funções que cada uma delas possui:

Artigos relacionados