Como começar a programar e mudar de carreira
Aprenda como trocar de profissão e entrar para a área de programação, para mudar de carreira e começar a programar não é preciso fazer faculdade.
Você quer mudar de carreira para programação? Neste post daremos algumas dicas de como entrar na área. Em primeiro lugar, podemos adiantar que, apesar de não ser necessário formação formal em TI para programar, ainda assim é preciso muita dedicação e estudo. Além disso, antes de começar o aprendizado, é preciso conhecer alguns fundamentos essenciais sobre informática.
Essa base fará com que a sua curva de aprendizado se desenvolva. Aqui, ela consiste na lógica de programação, conhecimento mais básico do qual derivam todos os outros conceitos da área.
Muitas portas são abertas quando se aprende programação. Você poderá desenvolver um aplicativo inovador, trabalhar em grandes empresas, ganhar um bom salário, criar sua própria startup e ainda viver como um nômade digital. Nada mal, não é mesmo?
Como começar a programar? Conheça o básico
O que é programação?
Falando de maneira popular, podemos dizer que programação é a língua que as máquinas conseguem entender e obedecer. É um processo de desenvolvimento que utiliza de linguajar próprio para efetuar comandos que serão captados e entendidos pelas máquinas.
O que pode ser feito com programação?
A internet, na totalidade, existe em razão da programação. Programação de sistema web, programas de linha de comando, programas para desktop, scripts, automação, extensores de navegador e artes são alguns dos resultados da programação.
Qual a utilidade da programação?
A programação é simplesmente a linguagem que os computadores compreendem. Ela executa ações programadas, faz cálculos e processa dados. Resumindo: é a intermediária entre as máquinas e as pessoas.
Por que estudar programação é importante?
Entender a linguagem não é tudo quando se trata de começar a programar. Para começar a estudar programação é preciso ter raciocínio lógico, pois existem problemas de toda natureza.
Ter o pensamento estruturado é também uma boa virtude para programar. Esse tipo de pensamento pode ajudar em muitas outras áreas, como, por exemplo, comunicação.
Quais são os maiores desafios na carreira de programador?
Algumas pessoas ficam apreensivas quando se deparam com as linhas de código com muitos comandos e símbolos, pois se assemelha a um documento escrito em uma língua desconhecida e difícil. De todo modo, o caminho a ser trilhado para se transformar em um programador é, normalmente, mais embaraçado do que aprender programação do zero.
Por qual linguagem de programação devo começar?
Pesquisamos algumas das principais linguagens para facilitar no momento de escolher por qual linguagem de programação começar. A maior dificuldade, para a maioria dos iniciantes, é deixar organizado o que se tem que aprender.
Mas não se preocupe, isso é sentido quase que automaticamente. Lembrando que nunca é demais estudar áreas análogas, como banco de dados, hardware, bases numéricas, redes, marketing digital etc.
Para criação de sites e Front-end o recomendável é começar pelo HTML, CSS e JavaScript. Esses são requisitos essenciais em se tratando de front-end. O HTML associado ao CSS auxiliam na estruturação do conteúdo do site. O Javascript é mais para efeitos, animações e a integração com back-end.
Outra linguagem muito popular para a utilização em frameworks web — como WordPress e Magento — é o PHP, apesar de estar perdendo espaço ultimamente, continua sendo uma ótima tecnologia.
Já para a criação de um aplicativo, o mais indicado é JavaScript, Swift e Java. Vamos aos principais para esclarecer aqueles que querem saber como começar a estudar programação.
JavaScript
Essa é uma das linguagens mais populares dos últimos tempos. Esse destaque se deu em razão de seu uso em aplicações back-end e o crescimento da procura por Aplicação de Página Única (SPA).
Back-end é aquilo que está por trás da interface para que os recursos dialoguem entre si com o intuito de executar os comandos do usuário. Nesse caso, os aplicativos devem ser construídos em um sistema operacional e podem ser operados em qualquer plataforma que tenha suporte.
Essa é uma linguagem de programação importantíssima, talvez a mais requisitada do mercado na atualidade. Com ela é possível criar páginas web dinâmicas, extensões de aplicativos e incrementar programas e sistemas operacionais. Ela é ideal para desenvolvimento web e pode ser integrada em HTML.
PHP
Essa é uma linguagem cuja aceitação aumenta a cada dia que passa. Isso se dá porque recebeu muitas melhorias com o passar do tempo. Trata-se de uma linguagem de livre interpretação, originalmente usada somente para o desenvolvimento de aplicações que atuam ao lado do servidor, gerando conteúdo na World Wide Web.
Com o tempo passou a disponibilizar funcionalidades em linha de comando e ainda ganhou características complementares, possibilitando usos adicionais do PHP, não alusivos à websites. É possível instalá-lo de modo gratuito em quase todos os sistemas operacionais.
Python
Começar a estudar programação pela linguagem Python não é uma má ideia. Ela é fácil de aprender e fácil de ser aplicada, mesmo para quem nunca foi exposto à programação.
Mesmo assim, é uma linguagem poderosa que vem ganhando espaço a cada dia que passa. Ela é usada pelo Google, YouTube, Instagram, Netflix e até pela NASA. Sua popularidade vem por ser fácil de entender, e seu código é claro e sistematizado.
Os cursos sobre esta linguagem costumam ter temas divertidos de videogame, divididos em "mundos" para ajudar no entendimento. O primeiro mundo apresenta aos alunos a linguagem, seus conceitos e os alunos aprendem como montar um primeiro programa e alguns recursos primários.
No segundo mundo, são apresentadas algo muito importante para todo tipo de linguagem: as estruturas de repetição. E ainda tem explicações dos comandos "for", "else", "while", "if" e suas facilidades de utilização. Povoam o terceiro mundo os módulos, funções, dicionários, listas, estruturas de tuplas, estruturas de dados, tratamentos de erros e pacotes.
Como se manter motivado
Nesse momento inicial onde você começa o seus estudos de programação, a determinação é fundamental. Nosso time de programadores separam dicas para você se manter motivado, confira no vídeo abaixo:
Conclusão
Lógica de programação é a base para começar a programar. Assim como existem as línguas para as pessoas se comunicarem entre si, esta é a língua primária, da qual todos os outros conhecimentos fluirão com mais suavidade.
Mesmo existindo várias linguagens, a lógica de funcionamento é a mesma para todos. O passo seguinte é ir se habituando ao HTML e CSS, as linguagens de marcação.
São duas linguagens fáceis de serem digeridas, sua sintaxe é simples e, em pouco tempo, se tornarão mais simples ainda.
Por fim, escolha qual será sua expertise como desenvolvedor, para, em seguida, optar pela primeira linguagem de programação que deverá aprender. Programar é uma arte e, para se tornar um bom artista, é preciso dedicação, pesquisa e muito estudo.
Artigos relacionados
-
DevCast
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo