COM+ e MSMQ - Escalabilidade com chamadas assíncronas

No Windows 2000/XP o COM é a base do COM+, que integra serviços como o MTS e o MSMQ . Este último será o assunto deste artigo.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 40. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

COM+ e MSMQ

Escalabilidade com chamadas assíncronas

A tecnologia COM (Component Object Model) da Microsoft  serve de base para muitas outras tecnologias, como OLE e ActiveX. No Windows 2000/XP o COM é a base do COM+, que integra serviços como o MTS (Microsoft Transaction Server) e o MSMQ (Microsoft Message Queuing – Serviço de Enfileiramento de Mensagens). Este último será o assunto deste artigo.

Vamos analisar dois cenários em que o enfileiramento de mensagens se aplica:

Cenário 1 – Sua aplicação realiza um processamento pesado no banco de dados durante a chamada de um procedimento remoto. Se for necessário um longo tempo de execução, sua aplicação vai "travar" durante a operação. No entanto, muitas vezes a aplicação não precisa ficar esperando pelo final do processamento.

Cenário 2 – Sua aplicação precisa obter referências e chamar métodos de objetos COM/COM+ remotos. Se o servidor onde esses objetos estão hospedados não estiver disponível, as chamadas falharão.

No primeiro cenário, precisamos de uma chamada " [...] continue lendo...

Artigos relacionados