Coaching e Facilitação de Times Ágeis - Java Magazine 80
Neste artigo conheceremos os processos de Coaching e Facilitação, que podem ser aplicados a indivíduos e a equipes de desenvolvimento, com o objetivo de aprimorar o desempenho destas pessoas durante todo o projeto de software.
Neste artigo conheceremos os processos de Coaching e Facilitação, que podem ser aplicados a indivíduos e a equipes de desenvolvimento, com o objetivo de aprimorar o desempenho destas pessoas durante todo o projeto de software.
Para que serve:
Melhor do que dizer o que deve ser feito é orientar uma pessoa ou equipe a tomar as decisões corretas e a trilhar o melhor caminho em busca de um objetivo, uma meta. Coaching e Facilitação foca exatamente nesta questão, podendo ser aplicados em todos os participantes do projeto, independentemente da função em que atua.
Em que situação o tema é útil:
O tema é útil para todos aqueles que primam sempre pela evolução dos seus trabalhos. Para isso, conhecer técnicas que orientam, estimulam e facilitam a caminhada rumo a esta meta, é de grande importância. O resultado deste processo é a evolução da forma de trabalho e consequentemente a qualidade do mesmo.
Coaching e Facilitação de Times Ágeis:
Abordaremos nesta matéria as técnicas de Coaching e Facilitação de equipes ágeis. Visando esse aprendizado, apresentaremos os papéis no processo de Coaching, o que não é Coaching, técnicas de Facilitação, a importância da auto-organização e disciplina, entre outros tópicos relacionados ao tema.
Coaching é um assunto relativamente vasto e seriam necessários vários livros para abordá-lo de maneira completa, contudo o objetivo desse artigo é fornecer uma visão introdutória, porém suficientemente abrangente sobre a aplicação do processo de Coaching em equipes e líderes da área de desenvolvimento de software.
O processo de Coaching, que originalmente fora desenvolvido em contextos esportivos, passou a ser adotado há muitos anos no mundo organizacional de diferentes formas, mantendo sempre uma ideia constante: ajudar indivíduos a melhorar sua performance para alcançar ou superar suas metas pessoais ou profissionais.
Nesse texto, abordaremos os alicerces e a natureza do Coaching, bem como seus principais conceitos e técnicas. Abordaremos também como o processo de Coaching pode ajudar na adoção e liderança de uma equipe ágil de desenvolvimento de software.
Entendendo o Coaching
Cada indivíduo que integra alguma equipe já viveu ou está vivendo uma situação de caminhada rumo ao alcance de resultados. Esses resultados são normalmente chamados de metas.
O processo para chegar a um resultado não é tão simples assim, pois comumente ocorrem diferentes tipos de obstáculo no meio do caminho que dificultam que o mesmo seja percorrido por um indivíduo ou por uma equipe inteira.
Nessa complexa relação caminho/meta entra o processo de Coaching, que tem como principal objetivo ajudar um indivíduo (ou um time) a percorrer o seu caminho rumo a uma meta e, principalmente, a remover possíveis obstáculos durante a caminhada.
Para Timothy Gallwey, autor do Livro The Inner Game of the Tennis, “Coaching é uma relação de parceria que revela/liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas...”.
Essa facilitação da autodescoberta para um indivíduo é o cerne das atividades de uma figura muito comum, chamada Coach. O Coach muitas vezes é lembrado como um técnico ou treinador de alguma equipe. Apesar disso, normalmente as pessoas desconhecem o real significado de ser um Coach para um time ou para um indivíduo.
Portanto, nesse ponto do texto é crucial entendermos que a etimologia da palavra Coach é: “Veículo (meio) para o transporte de pessoas”, ou seja, por natureza, um Coach é o meio que facilita as pessoas a alcançarem suas metas.
Papéis no processo de Coaching
Até aqui, mostramos que Coaching é um processo que envolve descobertas, aprendizados e desenvolvimento, para se atingir determinado resultado. É interessante entendermos que esse processo de aprendizado e desenvolvimento acontece tipicamente entre dois papéis: o Coachee e o Coach.
O Coachee é o indivíduo responsável por uma determinada meta e, para trilhar seu caminho, recebe a ajuda do Coach para chegar ao resultado almejado. É importante ressaltar que é possível também que uma equipe inteira atue como Coachee num processo de Coaching.
O outro papel é o Coach, que é o profissional que fornece o processo de Coaching. É comum que esse papel seja desempenhado por um profissional externo a equipe, o que ajuda a criar uma visão externa dos comportamentos e resultados.
No contexto da gestão de projetos, o papel de Coachee (cliente) pode ser desempenhado por um líder, ScrumMaster ou gerente de uma equipe. Esse Coaching para líderes ou gerentes de equipes é muito comum e bastante assertivo, pois permite ao Coach não ser invasivo na cultura do time, além de ajudar o líder ou gerente a ver por outro ângulo o seu desempenho, o que mudar, para que mudar e como causar a mudança.
No contexto das metodologias ágeis, o processo de Coaching também atua fortemente como uma competência chave para o papel do ScrumMaster em um projeto gerenciado pela metodologia Scrum. Assim como foi explicado no artigo “O diferencial Scrum” da Edição 73, “O ScrumMaster é um facilitador para o time”.
O que não é Coaching
No mercado mundial, frequentemente há muitos enganos sobre o que é o processo de Coaching e principalmente como o Coach atua nesse processo. Para alinharmos melhor o entendimento sobre o assunto, vamos listar rapidamente alguns conceitos sobre o que NÃO é Coaching:
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