Class Inseptors no Delphi: como adicionar propriedades a classes existentes
Neste artigo veremos como adicionar variáveis de escopo de classe (Fields) dinamicamente a classes e componentes do Delphi utilizando Class Inseptors.
Motivação
Quando há a necessidade de estender ou modificar o comportamento de classes e componentes no Delphi, existem algumas soluções possíveis, desde as mais invasivas, como alterar o código fonte original, até as mais orientadas a objetos, que fazem uso de herança e padrões de projeto. Uma solução, propriamente desenvolvida para isso, é o Class Helper. Ele permite obter esse resultado através de um código simples e organizado. Porém, por meio desse recurso só é possível trabalhar com métodos e propriedades ligadas a esses métodos, inviabilizando a adição de atributos que estejam relacionados a variáveis de escopo, conhecidas também por Fields (variáveis que normalmente são precedidas pelo sufixo F e armazenam dados para as propriedades).
Antes mesmo de surgir o recurso de Class Helper, no entanto, o compilador do Delphi já contava com outra solução, conhecida como Class Inseptor. Essa, de forma semelhante, permite inserir e modificar métodos, bem como inserir novas variáveis em uma classe para atender necessidades específicas inerentes ao design do software.
Saiba mais sobre: POO e Design Patterns no Delphi
Problema: Adicionar variáveis de escopo de classe com Class Helper
Embora essa limitação possa ser corrigida em versões futuras do Delphi, atualmente, quando se trabalha com Class Helper, o compilador verifica para quais classes ele foi escrito e adiciona as propriedades e métodos ao final dos já existentes na classe, ajustando os possíveis “overrides”. Como o compilador do Delphi exige que as variáveis de escopo de classe (Fields) sejam declaradas obrigatoriamente antes das properties, functions e procedures, caso elas sejam encontradas em um Class Helper, será disparado um erro de compilação.
Na Listagem 1 é apresentado um exemplo de Class Helper para um componente do tipo TButton, no qual é necessário realizar a contagem dos cliques que foram efetuados sobre ele. Nesse código, então, realizamos uma tentativa de criar novas propriedades e sobrescrever o método Click.
unit UnitButtonCountHelper;
interface
uses
Vcl.StdCtrls;
type
TButtonCount = class helper for TButton
private
FLabelCount: TLabel;
FClickCount: integer;
public
property LabelCount: TLabel read FLabelCount write FLabelCount;
property ClickCount: integer read FClickCount;
procedure Click;override;
end;
implementation
{ TButtonCount }
procedure TButtonCount.Click;
begin
Inc(FClickCount);
if assigned(FLabelCount) then
FLabelCount.Caption:=FClickCount.ToString;
inherited;
end;
end.
- Linhas 10 e 11: declaramos dois fields para armazenarem, respectivamente, um TLabel, que receberá o valor do contador, e um integer, para armazenar a quantidade de cliques;
- Linhas 13 e 14: declaramos as propriedades que apontam para as variáveis FLabelCount e FClickCount, respectivamente;
- Linha 15: sobrescrevemos o método Click, já existente na classe TButon;
- Linha 23: incrementamos o valor armazenado em FClickCount;
- Linhas 25 e 26: verificamos se FLabelCount aponta para algum TLabel. Se verdadeiro, o Caption do TLabel recebe o valor contido em FClickCount.
Observação: O método FClickCount.ToString, utilizado na linha 26, só é possível a partir do Delphi XE3. Em versões anteriores, pode-se utilizar o IntToStr(FClickCount).
Ao executarmos o código dessa listagem o compilador dispara um erro apontando para linha 10 com a seguinte mensagem:
[dcc32 Error] UnitButtonCountHelper.pas(10): E2599 Field definition not allowed in helper type
Isso indica que a definição Fields não é permitida para um helper, invalidando totalmente seu uso para necessidades como a que foi apresentada acima.
Saiba mais sobre: Class Helpers no Delphi
Solução: Utilizando Class Inseptor
Embora não haja uma documentação oficial, Class Inspetor é um recurso de compilador que injeta métodos, propriedades e variáveis em uma superclasse através de uma classe especializada que contenha o mesmo nome.
O código da Listagem 2 visa resolver o mesmo problema da Listagem 1, mas desta vez utilizando o recurso de Class Inspetor, com o qual será possível armazenar a quantidade de cliques em uma variável (field) dentro da instância da classe, e ainda exibir esse valor em um TLabel encapsulado por outra variável.
unit UnitButtonCount;
interface
uses
Vcl.StdCtrls, SysUtils;
type
TButton = class(Vcl.StdCtrls.TButton)
private
FLabelCount: TLabel;
FClickCount: integer;
public
property LabelCount: TLabel read FLabelCount write FLabelCount;
property ClickCount: integer read FClickCount;
procedure Click; override;
end;
implementation
{ TButton }
procedure TButton.Click;
begin
Inc(FClickCount);
if assigned(FLabelCount) then
FLabelCount.Caption:=FClickCount.ToString;
inherited;
end;
end.
- Linha 9: criamos um tipo que possui o mesmo nome daquele já existente no Delphi, TButton, da unit Vcl.StdCtrls. Para o compilador não disparar um erro, é necessário, na declaração da classe, colocar o caminho inteiro do tipo: Vcl.StdCtrls.TButton;
- Linhas 11 e 12: declaramos as variáveis que serão referenciadas pelas respectivas propriedades, nas linhas 14 e 15.
Após a implementação desse código, para cada unit do sistema em que for acrescentada a unit UnitButtonCount na cláusula uses, todas as instâncias de TButton passarão a contar com as novas propriedades.
Assim, o compilador não irá disparar nenhum erro, pois a declaração dos fields encontra-se na posição adequada dentro da classe filha, diferente do que acontece quando isso é feito via Class Helper, em que eles são adicionados após os métodos já existentes na classe.
Para que isso funcione, no entanto, há uma única exigência: sempre manter a declaração da unit onde foi criado o Class Inseptor (UnitButtonCount, neste caso) após a declaração da unit do componente original (Vcl.StdCtrls, neste exemplo), da seguinte forma:
uses
Winapi.Windows, Winapi.Messages, System.SysUtils, System.Variants, System.Classes, Vcl.Graphics, Vcl.Controls,
Vcl.Forms, Vcl.Dialogs, Vcl.StdCtrls, UnitButtonCount;
Feito isso, para utilizar esse novo botão, basta atribuir um label à sua propriedade LabelCount dentro do evento OnCreate do form em que o label será atualizado com um novo valor a cada click do mouse, conforme o código a seguir:
procedure TForm3.FormCreate(Sender: TObject);
begin
Button1.LabelCount:=Label1;
end;
Do mesmo modo que acessamos a propriedade anterior, também será possível acessar a propriedade ClickCount desse botão, ou qualquer outra que tenhamos adicionado por meio de Class Inseptors. No caso do nosso exemplo, basta declarar: Button1.ClickCount.
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