Business Intelligence (BI)
Este artigo descreve de forma resumida o conceito de Business Intelligence e os elementos que compõe sua arquitetura.
O que é Business Intelligence (BI)?
O BI (Business Intelligence) objetiva oferecer informações para apoiar a decisão dos gerentes e executivos de uma organização, com base em dados históricos da empresa. O termo BI foi sugerido na década de 80 pelo Gartner Group.
As informações geradas pelos sistemas de BI são extraídas de múltiplas fontes de dados, transformando tais dados em informações úteis para a organização.
Saiba mais: Business Intelligence Tutorial
A idéia básica de um sistema de BI consiste em cruzar informações vindas de sistemas ERP, CRM, de departamentos internos da empresa e de fontes externas como noticias ou Internet, tratar e formatar estes dados e consolidá-los em um único banco de dados. Após serem armazenadas estas informações ficam disponíveis em DataWarehouses (Armazém de dados) ou DataMarts para consultas que visam embasar a tomada de decisão dos executivos da empresa.
DataWarehouse (DW) armazena base de dados históricas da empresa, com informações de todos os departamentos (Marketing, Financeiro, Recursos Humanos, Produção), por ter um custo elevado o DW muitas vezes é dividido em partes menores chamadas de DataMarts (DM).
Um DM consolida as informações de um determinado departamento apenas, um DM para Marketing, outro para o Financeiro, desta forma, após a criação de um DM para cada departamento pode-se unir todos formando um único DataWarehouse.
Descrição dos componentes da arquitetura de BI - Figura 1.0:
- ERP (Enterprise Resource Planning): Sistema cuja função é integrar as bases de dados operacionais.
- CRM (Customer RelationShip Management): Efetuar um estudo com base nos dados do cliente para descobrir o seu perfil para o apoio estratégico da empresa.
- Fontes Internas: Informações geradas dentro da própria empresa, por meio de Intranet, por exemplo.
- Fontes Externas: Informações solicitas de fontes extra empresa, por exemplo, internet.
- DW (DataWarehouse): Grande banco de dados histórico, integrado e estruturado para dar suporte ao processo gerencial.
- DM (DataMarts): São pequenos DataWarehouses específicos para cada setor da empresa.
- SIE (Sistema de informação Executiva): Consolida informações no melhor grau possível para análise.
- DataMining Previsão de dados históricos, técnica para a previsão de comportamento de determinado produto.
- OLAP (Online Analytical Processing): Conceito de cubos de decisão, possibilita ver os dados de várias maneiras para auxiliar na tomada de decisão.
Em resumo BI é uma metodologia que tem o objetivo de consolidar os dados de uma empresa para apoiar a tomada de decisão estratégica. Os dados são armazenados nos DataWarehouses e ficam disponíveis para acesso através de ferramentas de apoio a decisão.
Saiu na DevMedia!
- Dê o próximo passo após o HTML/CSS!:
Nesta série falamos sobre o que vem depois do HTML/CSS. Saiba o que é requisição, resposta e se prepare para os seus primeiros passos na programação back-end.
Saiba mais sobre Business Intelligence ;)
- Business Intelligence 2.0:
Veja neste artigo os principais conceitos sobre Business Intelligence 2.0. Veja também um breve comparativo entre o BI tradicional e o BI 2.0 - Porque tomar decisões utilizando Business Intelligence:
Veja neste artigo a importância do Business Intelligence para as organizações, o porquê e como essa tecnologia auxilia no processo de tomada de decisão. - Aplicando Business Intelligence em uma base de dados de Pizzaria:
Este artigo apresenta na prática a aplicação de ferramentas de Business Intelligence em uma base de dados de Pizzaria. - Business Intelligence: Conhecendo algumas ferramentas Open Source:
Veja neste artigo o que é Business Intelligence (BI) e conheça algumas ferramentas open source disponíveis para BI e quais as funcionalidades e características que podemos esperar dessas ferramentas. - Business Intelligence 2.0 e as mídias sociais:
Veja neste artigo as novas práticas do Business Intelligence, que são as aplicações de BI 2.0 que contam com informações em tempo real e integração com as mídias sociais para auxiliar no processo de tomada de decisão das organizações.
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo