BPMN e a Modelagem de Processos de Negócio
Neste artigo veremos alguns conceitos da modelagem do processo de negócio, o BPMN, suas principais abordagens e ferramentas para realizar essa tarefa.
Também será apresentada a modelagem de um processo de negócio que demonstra o uso de uma das principais notações utilizadas para esta finalidade. Esse tema é útil para gerentes, analistas e gestores de negócios, além de estudantes e engenheiros interessados em obter conhecimentos sobre processos de negócio e as tarefas relacionadas ao gerenciamento e evolução dos mesmos em busca de melhorias.
Para um negócio ter sucesso, todas as atividades de uma organização devem ser executadas de forma correta para se atingir um objetivo. Nos últimos anos, diversas empresas têm buscado formas de analisar e melhorar essas atividades.
O conceito de gerenciamento dos processos de negócios surgiu como uma solução que une a gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações através da melhoria desses processos.
O processo de negócio define todas as atividades de uma empresa e as relações que existem entre elas. Um efetivo gerenciamento dessas atividades é contemplado com diversos benefícios, como a diminuição dos custos operacionais, a melhor organização das operações realizadas e o aumento na qualidade dos produtos criados ou serviços prestados.
A representação de processos de negócio é realizada com o intuito de entender e melhorar a estrutura de uma organização e suas atividades. Dessa forma, é possível distinguir todos os processos realizados bem como os participantes que a executam, recursos utilizados e produzidos e informações relacionadas.
A modelagem de processo de negócio é a representação dos processos na forma de um modelo, que identifica e especifica através de técnicas e notações específicas.
Os modelos devem ser representados de forma intuitiva e simplificada para permitir documentação e entendimento dos processos da organização.
Processos de Negócio
Processo de Negócio (PN) é um conjunto de um ou mais procedimentos ou atividades relacionadas, que quando em conjunto realizam o objetivo de negócio especificado de uma organização. Por meio da execução dos PN a organização está realizando seu propósito.
O gerenciamento do PN dentro de uma organização a beneficia em diversos sentidos. Com um bom gerenciamento é possível ter a descrição precisa e não ambígua das atividades, maior eficiência na coordenação do trabalho, obtenção precisa do andamento dos processos e padronização das atividades.
O gerenciamento adequado do PN não apenas proporciona a redução de custos e erros na execução dos processos, mas também aumenta o controle sobre eles, resultando na maior qualidade da execução, nos resultados e assim na organização como um todo. "
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