Automatic Storage Management - SQL Magazine 82
Este artigo trata da definição de conceitos e utilização do ASM – Automatic Storage Management, ferramenta da Oracle para gerenciamento do armazenamento de dados.
Automatic Storage Management - parte 1
Automatic Storage Management - parte 2
Automatic Storage Management - parte 3
Automatic Storage Management - parte 4
Automatic Storage Management - parte 5
Automatic Storage Management - parte 6
Automatic Storage Management - parte 8
Automatic Storage Management - parte 9
Automatic Storage Management - parte 10
Automatic Storage Management - parte 11
Automatic Storage Management - parte 12
Automatic Storage Management - parte 13
Automatic Storage Management - parte 14
Automatic Storage Management - parte 15
Automatic Storage Management - parte 16
Da configuração para Performance Tuning de um banco de dados em MySQL para otimizar o desempenho deste Banco de Dados. Este artigo é o segundo de uma séria sobre Performance Tuning em MySQL.
Para que serve?
Para configurar o MySQL corretamente para que ele utilize de forma otimizada o máximo de recursos possíveis do ambiente computacional onde está instalado.
Em que situação o tema é útil?
Em casos onde o poder de processamento são características fundamentais do ambiente.
No primeiro artigo desta série, vimos como diminuir o tempo de gravações no MySQL e começamos a verificar como poderíamos melhorar as leituras, aumentando o tamanho do cache do engine do InnoDB (Nota DevMan 1). Nesta segunda parte, iremos abordar principalmente os parâmetros que devem ser alterados para um melhor desempenho em leituras, além de explicar algumas complicações sobre alteração de parâmetros no MySQL.
Nota DevMan 1. InnoDB
InnoDB é um módulo ou estratégia de armazenamento para o MySQL. Atualmente ele é incluído como padrão em todos os binários distribuídos pela empresa MySQL AB. Sua principal melhoria diante da estratégia de armazenamento MyISAM é oferecer transações do tipo ACID.
Novamente, a ideia do artigo não é simplesmente dizer que parâmetros devem ser alterados, mas sim levar ao leitor, passo a passo, a uma evolução da configuração para obter-se um melhor desempenho.
Primeiramente iremos verificar, apenas para controle, o tempo de um SELECT, para um melhor isolamento dos gargalos envolvidos e tentar então melhorar este tempo. Este SELECT, demonstrado na "
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo