ASP.NET e DataSnap - Criando clientes Web para servidores Midas
O propósito deste artigo é mostrar como construir uma interface Web para um servidor DataSnap, usando a tecnologia mais robusta para esse propósito, o ASP.NET.
Boa Idéia
ASP.NET e DataSnap
Criando clientes Web para servidores Midas
O DataSnap tem sido amplamente utilizado para a criação de aplicações distribuídas. O Delphi oferece um mecanismo quase que imbatível em produtividade nesse sentido. Podemos criar aplicações multicamadas de uma forma RAD e simples, sem nos preocuparmos com detalhes internos à tecnologia, como protocolos de comunicação.
Muitos desenvolvedores gastaram horas, dias, meses, construindo um servidor de aplicação robusto que concentre todo o acesso a dados e regras de negócio em uma única camada, compartilhada por todas as aplicações clientes.
Quando falamos em DataSnap, no entanto, estamos falando
O Delphi for .NET deu suporte a uma poderosa tecnologia para o desenvolvimento de aplicações Web: o ASP.NET. O ASP.NET é sem dúvida hoje a tecnologia mais robusta para o desenvolvimento de soluções Web, e muitos desenvolvedores Delphi começaram a utilizá-la para novas soluções.
Mas como ficam as aplicações multicamadas existentes, onde todo o BD, acesso a dados e regra de negócio já estão implementados? Não seria interessante oferecer uma opção Web para a mesma arquitetura, convivendo em harmonia com aplicações cliente desktop já existentes?
Esse é o propósito deste artigo: mostrar como construir uma interface Web para um servidor DataSnap, usando a tecnologia mais robusta para esse propósito, o ASP.NET. Clientes desktop Win32 e Web poderão conviver lado a lado e poderão compartilhar a mesma camada de negócio e acesso a dados, ou seja, o mesmo servidor de aplicação.
Preparando o banco de dados
Neste exemplo vou utilizar um banco de dados no Firebird 2.0, mas sinta-se a vontade para utilizar o banco de dados de sua preferência. Para facilitar, vamos criar uma tabela com uma estrutura bastante simplificada dentro de um novo banco de dados, chamado “CUSTOMER.FDB”.
Para criar o banco e a tabela “CUSTOMERS” você pode utilizar o IBExpert (www.ibexpert.com). A estrutura da tabela é mostrada na Figura 1. O script de criação da tabela pode ser visto na Listagem 1.
Figura 1. Estrutura da tabela CUSTOMERS
Listagem 1. Código de criação da tabela CUSTOMERS
CREATE SEQUENCE GEN_CUSTOMERS_ID;
CREATE TABLE CUSTOMERS (
CUSTOMERID INTEGER NOT NULL,
" [...] continue lendo...
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo