Artigo SQL Magazine 65 - Estudos de Caso
Artigo publicado Revista SQL Magazine 65.
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Com base neste cenário, este artigo apresentará como montar um modelo de banco de dados que pode ser utilizado em uma loja do tipo assistência técnica. Inicialmente o artigo apresentará como uma assistência técnica funciona, explicando os detalhes necessários para o controle do recebimento do aparelho, emissão de ordem de serviço, controle de estoque e caixa. O objetivo deste artigo é apresentar um modelo simples para uma loja que recebe e conserta aparelhos com problema e não construir toda a estrutura de um sistema complexo para controle de estoque, caixa e contas a pagar.
Funcionamento da assistência técnica
Para entender como funciona uma assistência técnica, as regras de negócio e os requisitos necessários para a modelagem é preciso primeiro delimitar o escopo e escolher um tipo de assistência técnica específica. Devido a isto veremos como funciona uma típica assistência técnica que conserta aparelhos eletrodomésticos, como ferros de passar roupa, aspiradores de pó, cafeteiras, batedeiras, ventiladores, secadores, chuveiros, liquidificadores, etc. O principal serviço oferecido por esta loja é o conserto em si, apesar dela também vender os aparelhos que conserta e as peças de sobreposição. Neste artigo abordaremos um modelo que se preocupará apenas com o serviço de conserto e não com a venda avulsa de aparelhos e peças. O modelo também não se preocupará com outros aspectos administrativos da loja, como folha de pagamento, contas a pagar, faturamento, etc.
A assistência técnica possui um modo de funcionamento simples que será descrito em detalhes. Para facilitar a descrição de como funciona o negócio podemos pensar em um cenário típico de um "
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