Artigo SQL Magazine 63 - Armazenando os objetos detectados por uma WebCam

Veja como montar um banco de dados para um sistema que detecta objetos em movimento a partir de uma webcam.

Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 63. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse editorial em PDF

Armazenando os objetos detectados por uma WebCam

Veja como montar um banco de dados para um sistema que detecta objetos em movimento a partir de uma webcam

 

A crescente popularização e o barateamento dos preços das WebCams (câmeras voltadas para vídeo conferência na Internet) abriram um leque de possibilidades para os desenvolvedores que sabem como trabalhar com a manipulação de vídeo e imagens. Dentre as principais aplicações que envolvem a manipulação de imagens e vídeo podemos citar o uso de câmeras para o rastreamento de objetos e/ou pessoas, que tem o objetivo de monitorar e analisar o que aconteceu em um local em um dado momento. Além do rastreamento podemos utilizar o vídeo capturado em diversas situações, como o reforço da segurança de um determinado local, a contagem e enumeração automática de elementos em movimento, o reconhecimento de padrões em tempo real ou a análise da trajetória de objetos.

Com base neste contexto, este artigo apresentará a modelagem de um banco de dados para uma aplicação que faz a detecção de elementos em movimento a partir da captura de vídeo de uma WebCam. O modelo de dados apresentado contém tabelas e relacionamentos que armazenarão não apenas a localização do vídeo, mas também dados relacionados aos elementos rastreados, alertas programados e o histórico de gravações.

 

Capturando o vídeo

As aplicações que fazem uso de vídeo geralmente dependem de um hardware para a captura do mesmo. Apesar de ser possível trabalhar com arquivos de vídeo já armazenados, a principal funcionalidade das aplicações que trabalham com detecção de informações em tempo real depende de uma câmera conectada a um computador. Atualmente este requisito de hardware é acessível e não requer um computador topo de linha e nem uma câmera muito cara. Isto quer dizer que com uma simples WebCam e um computador com configuração modesta é possível montar uma aplicação que trabalha com a detecção em tempo real de elementos em um vídeo.

Para se trabalhar com vídeo em tempo real em uma aplicação precisamos utilizar uma câmera compatível que possa ser conectada a um computador. Isso inclui WebCams que geralmente são conectadas por meio de uma porta USB ou uma conexão Firewire. Existem também adaptadores que podem receber o vídeo a partir de filmadoras, que geralmente possuem uma qualidade de vídeo melhor. Infelizmente a maioria das câmeras digitais não trabalha bem com vídeo, pois a sua principal função é a fotografia. Porém, se houver como capturar um vídeo em tempo real e enviar este vídeo para o computador as câmeras digitais podem ser utilizadas sem maiores problemas."

[...] continue lendo...

Artigos relacionados