Artigo SQL Magazine 60 - Estudos de Caso
Artigo publicado Revista SQL Magazine 60.
Clique aqui para ler esse editorial em PDF
Estudos de Caso – Projeto de Bancos de Dados para Integração com a base de dados de CEPs
Aprenda a integrar a base de dados de CEPs no seu sistema
A maioria dos sistemas que contêm ao menos uma tela de cadastro geralmente solicita ao usuário informações a respeito do seu endereço, entre elas o número utilizado para correspondência conhecido como CEP (Código de Endereçamento Postal). Apesar disso, poucos sistemas e bancos de dados estão preparados para serem integrados com a base de dados oficial do CEP, fornecida pela empresa estatal ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos).
Este artigo apresentará como trabalhar com a base de dados oficial de CEPs brasileiros, fornecendo uma sugestão de modelagem que permitirá a integração entre o modelo de dados de um sistema genérico de cadastro e a base de endereços. A partir da modelagem proposta, o leitor poderá elaborar modelos de dados mais complexos que podem facilitar a entrada de dados por parte dos usuários no momento do preenchimento de um cadastro.
Busca por endereços e CEP
A base de dados contendo os CEPs e informações sobre a localização de endereços brasileiros é uma das mais famosas bases de dados do Brasil. Além de conter dados sobre o CEP, esta base de dados também fornece o estado, logradouro, região, localidade e outras informações pertinentes ao endereço.
No Brasil a empresa estatal ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), popularmente conhecida apenas como Correios, é responsável pela geração, atualização e manutenção desta base de dados. Ela é disponibilizada de várias maneiras para a população, porém para se obter todos os dados brutos é preciso adquirir um produto chamado DNE (Diretório Nacional de Endereços), que é a base de dados completa oficial de CEPs e endereços, formatada para ser utilizada em um banco de dados. Ela é exclusiva dos Correios por força dos artigos: 2º, §1º, “b”; 8º, inciso II e 15º, §1º da Lei 6.538/78, podendo ser licenciada por meio de contratação direta, respaldada no início do artigo 25 da Lei nº. 8.666/93.
O DNE é um produto que pode ser adquirido mediante a contratação e pagamento de um preço determinado pelos Correios. De acordo com o site oficial, existem várias formas de contratação, sendo que o preço final varia de acordo com a forma de licenciamento. Após a aquisição do DNE, a base de dados completa é gravada em um CD que é enviado para o cliente. Dependendo da forma de licenciamento escolhido, os Correios enviam um CD inicial contendo a base completa e periodicamente são fornecidas atualizações desta base de dados.
Entretanto, o DNE não é a única maneira de se consultar o CEP. Na verdade o DNE é um produto voltado para as empresas que precisam consultar os dados desta base sem nenhum tipo de limitação e a qualquer momento. Devido a esta característica corporativa, os Correios fornecem outros métodos para consultas esporádicas à base de dados de endereços. Veremos algumas dessas modalidades a seguir.
Talvez a forma mais popular de se consultar um CEP ou um endereço é acessar diretamente o site dos correios. A partir do endereço http://www.correios.com.br/servicos/cep/cep_loc_log.cfm qualquer internauta pode realizar uma consulta OnLine fornecendo o CEP ou parte do endereço. Esta é a principal maneira que a população utiliza para obter informações sobre um endereço, porém não é a única.
Para aqueles que desenvolvem aplicações Web, os Correios também disponibilizaram uma maneira de integrar a busca de CEPs e endereços diretamente em uma página da internet. No endereço http://www.correios.com.br/servicos/cep/cep_coloque.cfm" [...] continue lendo...
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo