Artigo SQL Magazine 56 - Introdução a SQL (Structured Query Language) - Parte III
Neste artigo estaremos abordando os primeiros tópicos da linguagem de manipulação de dados (DML – Data Manipulation Language), parte integrante SQL.
Clique aqui para ler esse editorial em PDF
Po SQL
Introdução a SQL (Structured Query Language) – Parte 3
Nas edições de números 54 e 55 desta revista, tratamos as primeiras partes do artigo sobre a linguagem SQL (Structured Query Language – Linguagem de Consulta Estruturada), onde abordamos os comandos da linguagem de definição de dados (DDL – Data Definition Language), que faz parte da linguagem SQL. Neste artigo (que é a terceira parte do artigo de introdução a SQL) estaremos abordando os primeiros tópicos da linguagem de manipulação de dados (DML – Data Manipulation Language), parte integrante SQL.
Desta forma, espera-se com este artigo que o leitor consiga criar consultas em bancos de dados de diferentes SGBDs(Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados).
Assim como no primeiro artigo da série, iremos utilizar o SGBD PostgreSQL para aplicarmos os conceitos apresentados. Optamos por este SGBD por ser um software gratuito e bastante fácil de utilizar.
Neste artigo, abordaremos os comandos para consultas a bancos de dados utilizando SQL. Para aplicação de exemplos, utilizaremos inicialmente o modelo de dados da Figura 1, que contém apenas uma tabela, que demos o nome de Pessoa. Esta tabela pessoa possui os seguintes atributos:
·Psid: armazena o código da pessoa, que será a chave primária;
·Pscnpjcpf: armazena o CNPJ ou o CPF de uma pessoa, dependendo se ela é física ou jurídica;
·Psnome: armazena o nome da pessoa;
·Pspessoafisjur: armazena um caractere para informar se a referida pessoa é física ou jurídica;
·psEmail: armazena o e-mail da pessoa;
·psrg: armazena o RG da pessoa;
·psinscricaoestadual: armazena a inscrição estadual da pessoa;
·psDataNasc: armazena a data de nascimento da pessoa.
Figura 1. Tabela Pessoa
Linguagem de Manipulação de Dados (DML)
A linguagem de manipulação de dados abrange uma linguagem de consulta baseada tanto na álgebra relacional quanto no cálculo relacional de tuplas. Esta linguagem engloba também comandos para inserção, alteração, consulta e exclusão de dados nos mais diversos sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD).
Como estamos tratando do padrão SQL, iremos abordar neste artigo comandos que poderão ser executados
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo