Artigo SQL Magazine 49 - Oracle

Artigo da revista SQL Magazine edição 49.

Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 49. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Oracle

Oracle 11g, Oracle Unbreakable Linux e Máquina Virtual

 

Uma das grandes tendências da informática é utilizar máquinas virtuais. Seja porque é mais fácil manter, seja porque é adequado para maximizar o uso de servidores – e de quebra ajudar a economizar energia, o fato é que vale a pena ter alguma experiência nesta área.

A Oracle lançou recentemente o Oracle Unbreakable Linux (OUL). É uma versão do Linux que pode ser baixada no site da empresa sem custo algum e é baseada nas versões do Red Hat Linux Enterprise. Esta versão tem todas as características de uma distribuição Linux de peso, com direito a versão para servidor e desktop.

Por outro lado, já está disponível a mais nova versão do banco de dados Oracle (11g) para Linux. Sempre que há uma nova versão, nós, profissionais de banco de dados, temos uma tendência a experimentar antes de utilizar em ambiente de produção.

A intenção deste artigo é mostrar como unir estes três mundos de uma só vez. Assim, vamos instalar uma máquina virtual, instalar o OUL e depois o banco de dados Oracle. É uma aventura que deve levar algumas boas horas para ser concluída, mas é bastante compensadora.

Como estamos em uma máquina virtual, é fácil reiniciar o trabalho caso algo não saia como idealizado inicialmente. Podemos fazer os testes em um ambiente virtual, mas com todas as características que um dia fará (se é que não faz) parte do nosso dia-a-dia.

A primeira dúvida que surge neste contexto é instalar o OUL utilizando o VMWare ou o MS Virtual PC. Inicialmente tentei utilizar a versão do MS Virtual PC 2007. Não consegui. Creio que há algum problema na configuração de vídeo. Optei por não tentar muito (até porque a MS não homologa Linux para rodar no MS Virtual PC).

Baixei uma versão livre do VMWare do site da empresa (com direito a licença) e iniciei o processo. Espero que vocês tenham a mesma boa sorte que eu. Antes, porém, indico a configuração dos computadores que utilizei:

- Laptop: MS Windows Vista Basic, Intel Core Duo, 2GB RAM, 80 GB HD e placa de vídeo padrão de fábrica.

- Desktop: MS Windows XP Pro, Intel Pentium IV HT, 2GB RAM, 160 GB HD e placa de vídeo on-board.

Em ambos os casos, o resultado final foi bastante aceitável.

 

Observação importante

Apenas a título de conhecimento, o objetivo deste artigo é mostrar a instalação de uma máquina virtual, Oracle Unbreackable Linux e o banco de dados Oracle 11g. Não serão cobertas as novas características agregadas a esta nova versão do Oracle.

Instalação do VMWare

A instalação do VMWare é bastante simples e há diversos tutoriais, inclusive no site do produto, que poderão lhe ajudar nesta etapa. Para criar uma nova máquina virtual para suportar o sistema operacional Oracle Unbreakable Linux (OUL) siga os seguintes passos.

Inicialmente conecte-se ao servidor local (Figura 1).

 

Figura 1. Conectando-se ao servidor local.

Clique em “Criar nova máquina virtual” e selecione “Típico” (Figura 2). Em seguida indique o sistema operacional que será criado na nova máquina virtual: Red Hat Enterprise Linux 4. O OUL é baseado nesta versão. Se sua versão do OUL for a 5, utilize o Red Hat Enterprise Linux 5 como sistema operacional básico.

 

" [...] continue lendo...

Artigos relacionados