Artigo SQL magazine 31 - Bancos de dados gratuitos Conheça as novas opçõees da Oracle e Microsoft

Os novos lançamentos do SQL Server 2005 e do Oracle 10g têm agora versões sem custo, o SQL Server Express e o Oracle XE (Express Edition).

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

 

 

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Banco de dados gratuitos Conheça as novas opções da Oracle e Microsoft

Cesar Blaumm

 

Dois gigantes dos bancos de dados lançaram novas versões de seus SGBDs, e o melhor de tudo, com opções gratuitas. Os novos lançamentos do SQL Server 2005 e do Oracle 10g têm agora versões sem custo, o SQL Server Express e o Oracle XE (Express Edition).

É claro que as versões gratuitas possuem limitações, mas trazem recursos suficientes para atender pequenas e médias empresas, e também são soluções para pequenos aplicativos.

Uma das grandes vantagens é que os desenvolvedores poderão ter o mesmo fornecedor de SGBD para praticamente qualquer porte de cliente, porque o mesmo banco de dados gratuito é compatível com as versões pagas.

Quem já está utilizando outros bancos de dados gratuitos como PostgreSQL e Firebird, terá mais opções para se decidir por uma solução com estes bancos que já são consagrados em suas versões pagas, desde que as limitações impostas por estas versões não sejam um empecilho para atender a necessidade de seu sistema.

 

Microsoft SQL Server Express 2005

 

Para a Microsoft não é novidade ter uma versão gratuita de seu principal banco de dados. Na versão do SQL Server 2000 já existia a opção do MSDE (apresentada na edição 28 da SQL Magazine).

O ponto que não agradava no MSDE é que não era instalada praticamente nenhuma ferramenta junto com o software para apoiar sua utilização. Ele continha o mínimo para permitir o funcionamento do SGBD.

Para facilitar a administração do SGDB era necessário instalar outras ferramentas que não acompanhavam o banco de dados, ou executar tudo por linha de comando em um interpretador. Ferramenta gráfica somente para inicializar e parar o banco de dados, não trazia facilidades nem mesmo para backup e restore. Resumindo, para um usuário comum não existia nenhuma “amigabilidade” nativa na administração do MSDE.

Além das mudanças existentes no SQL Server 2005, o SQL Express (sucessor do MSDE) traz duas boas vantagens:

Possui uma ferramenta gráfica gratuita que pode ser baixada diretamente do site da Microsoft para gerenciar o SGBD;

A documentação do banco de dados (Books On- Line) também está disponível para download. Os manuais são bem completos e de fácil entendimento, e claro em inglês.

Os desenvolvedores que desejarem distribuir o banco de dados juntamente com a sua aplicação necessitam registrarse gratuitamente no site da Microsoft.

Como comentamos antes, esta versão do banco de dados tem algumas restrições, na Tabela 1 podemos observar as principais.

 

Tabela 1. Principais Limitações do SQL Express 2005.

 

Mesmo assim, para todos aqueles aplicativos que necessitam de menos recursos, dentro das restrições impostas, este banco pode ser a solução.

Quando o crescimento do sistema exigir que algum recurso não coberto por estas limitações esteja presente, ainda existe a  possibilidade de adquirir a versão paga do banco sem perder nenhuma informação, e sem precisar converter o banco de dados. Bastará apenas migrar o banco de dados do servidor do SQL Express para um servidor do SQL Server 2005.

O hardware que será utilizado como servidor do banco de dados deverá ter pelo menos os requisitos apresentados na Tabela 2.

 

Tabela 2. Requisitos mínimos do servidor.

 

Caso não esteja instalado o Windows Server 2003 Service Pack 1 (SP1) ou o Windows XP SP2, talvez seja necessário

atualizar o utilitário Windows Installer para a versão 3.0. Outro programa que deve estar previamente instalado é o  Microsoft .NET Framework 2.0. Caso algum destes aplicativos não estejam instalados na máquina ou estejam com uma versão inferior é possível fazer a atualização a partir do site da Microsoft.

Os arquivos de instalação do SQL Express 2005 estão disponíveis no site da Microsoft na página do SQL Server (www.microsoft.com/sql). A Tabela 3 mostra os arquivos que serão instalados no servidor do banco de dados. Veremos a partir de agora como proceder com a instalação do SQL Server Express 2005." [...] continue lendo...

Artigos relacionados