Artigo SQL Magazine 22 - Como acessar um servidor Oracle a partir de um servidor SQL Server 2000

Trataremos inicialmente sobre o ambiente utilizado nos testes e, a seguir, explicaremos como configurar o servidor SQL 2000 para acessar um servidor Oracle.

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Como acessar um servidor Oracle a partir de um servidor SQL Server 2000

Cristiano R. Matheus

Com a grande capacidade de conectividade e ambientes heterogêneos das empresas nos dias de hoje, é cada vez mais comum a necessidade de troca de informações e integração entre sistemas, na maioria das vezes desenvolvidos com soluções completamente distintas. Em um cenário como este, trocar informações entre um servidor Oracle e um servidor SQL Server 2000 muitas vezes é algo crítico para o bom funcionamento e continuidade dos negócios da empresa. E é justamente sobre este assunto que trataremos neste artigo, falando inicialmente sobre o ambiente utilizado nos testes e, a seguir, explicando como configurar o servidor SQL 2000 para acessar um servidor Oracle. Ao final, faremos algumas considerações a respeito de algumas limitações e erros comuns.

Ambiente utilizado

Para todos os testes demonstrados neste artigo, utilizamos um servidor MS-SQL 2000 SP3a rodando sobre Windows Server 2003 SP1 e um servidor Oracle 9i também rodando sobre Windows 2003 Server SP1. Os dois servidores foram instalados com o uso do MS-Virtual PC 2004. Todos estes aplicativos podem ser obtidos em suas versões de avaliação nos sites da Microsoft (www.microsoft.com) e da Oracle (www.oracle.com).

Configurando o servidor SQL 2000

A configuração do servidor SQL 2000 deve ser feita através dos seguintes itens:

 

Instalação do Client do Oracle

O primeiro passo para a realização deste item é verificar a conexão entre os servidores. É considerada boa prática garantir que o servidor Oracle possa ser acessado a partir do servidor SQL Server pelo seu nome. Caso o servidor responda somente pelo endereço IP, configure o servidor DNS ou altere o arquivo HOST. local da maquina. A resolução do nome pode ser verificada como mostra a Figura 1.

 

 

Figura 1. Teste de conectividade e resolução de nomes entre os servidores.

 

Feito isto, é necessário é realizar a instalação do Client do Oracle 9i no servidor SQL Server 2000. Neste passo, é especificamente importante a instalação do driver Oracle Provider for OLE DB como indicado na Figura 2. Deste modo, você poderá se conectar com o servidor Oracle fazendo uso do Microsoft OLE DB Provider for Oracle (driver fornecido pela Microsoft) ou do Oracle Provider for OLE DB (driver fornecido pela Oracle).

 

 

Figura 2. Componentes selecionados na instalação do Client do Oracle 9i.

 

Ao final da instalação do Client do Oracle 9i, deve-se realizar a configuração do Net Service Name como mostra a Figura 3.

 

" [...] continue lendo...

Artigos relacionados