Artigo originalmente publicado na WebMobile 07 -PDA ToolBox - Parte 2
Como e por que desenvolver para PalmOS... Neste artigo daremos continuidade ao nosso desenvolvimento em PDA ToolBox para Palm OS. Vamos utilizar novos recursos, instalaremos um emulador de Palm OS e vamos testar nossa solução.
Clique aqui para ler esse artigo em PDF.
Clique aqui para ler todos os artigos desta edição
PDA ToolBox
Parte 2 - Como e por que desenvolver para PalmOS
Neste artigo daremos continuidade ao nosso desenvolvimento em PDA ToolBox para Palm OS. Vamos utilizar novos recursos, instalaremos um emulador de PalmOS e vamos testar nossa solução.
Sobre o programa
Desde o início dessa matéria, tenho conversado com muitas pessoas, internet a fora, sobre esse programa que escolhi fazer e as pessoas me questionam, por que um programa de RPG? Fundamentalmente, essa escolha vem de ser algo muito relacionado a minha história com programação, mas esse programa em especial, é um coringa, quase tão bom quanto qualquer Hello World!, usado universalmente, independente da linguagem.
Estive vendo com colegas do serviço e entre outros usuários de Palm, que esse mesmo programa pode gerenciar uma infinidade de funções, sem grandes alterações em suas tabelas, relacionamentos e afins, por exemplo: um gerenciador de licenças de softwares em máquinas do escritório, na tela das classes de personagens, colocamos softwares específicos que uma máquina pode trabalhar, na tela que descrevemos o personagem, podemos descrever a máquina, sua configuração e informamos então, qual software ela roda e na última tela teremos uma referência cruzada de máquina por software executando. Isso é muito útil, por exemplo, no escritório de engenharia onde trabalho, onde temos CATIA, UG, Ideas, softwares de engenharia específicos, cujo gerenciamento é muito importante, datas que a licença expira, para solicitarmos outra a tempo; quando uma máquina for locada, gerenciar onde ela está, que módulos de software estão nela, enfim.
Outra aplicação que me ocorreu para o software que desenvolvemos: um livro de receitas! Onde hoje temos o campo classe de personagem, colocamos uma categoria alimentar: saladas, massas, carnes, frio, quentes e assim a fora. Onde descrevemos nosso personagem, enxugamos ao máximo o número de campos deixando apenas um grande campo de texto, com a opção Single line desabilitada, permitindo adicionar várias linhas, e assim podemos adicionar nossas receitas e na última tela, teremos uma consulta rápida a receitas diversas, de acordo com seu gênero." [...] continue lendo...
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo