Artigo .net Magazine 62 - Performance em Aplicações Web
Obtenha dicas práticas para melhorar seu web site.
Performance
Dicas práticas para melhorar seu web site
Corriqueiramente as aplicações ASP.NET, sejam elas sites de Internet ou aplicações intranet, apresentam sérios problemas de performance e de tempo de resposta. Assim como qualquer outra aplicação Web, existe uma mecânica que define seu funcionamento. Basicamente toda aplicação Web durante sua execução realiza as três operações a seguir:
1. Requisição: a aplicação envia dados para o servidor, o que caracteriza um upload de informações;
2. Processamento: o servidor de posse das informações, as processa;
3. Resposta: com as informações já processadas, o servidor envia para o cliente, no caso o browser, a reposta esperada pela requisição, caracterizando um download de informações.
É muito comum que nós desenvolvedores comecemos a otimizar as aplicações no processamento do servidor, revisando chamadas ao banco de dados, WebServices, leitura de arquivos, mecanismos de cache de servidor ou quaisquer outros meios que possamos achar necessários. Contudo ignoramos muitas vezes a mecânica natural de uma aplicação Web e sua influência direta na performance e no tempo de resposta que ela terá. Basicamente temos operações de upload e download, e se não gerenciarmos a quantidade de informação envolvida nisso, teremos problemas.
Vamos explorar algumas técnicas simples de construção que permitem uma sensível melhora no tempo de download de nossas aplicações.
Tabelas e TableLess
O primeiro ponto a se pensar é no próprio HTML que a aplicação devolve ao browser cliente. Quando utilizamos tabelas , o browser, mais precisamente o Internet Explorer, só renderiza os elementos na tela do usuário quando a tabela é fechada, ou seja, ao terminar de receber toda a informação do servidor. A seguir, na Listagem 1, temos um exemplo de um HTML gerado utilizando Table.
Listagem 1"
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo