artigo .net Magazine 46 - Criando um Gadget que acessa dados
Veremos como desenvolver um Gadget para a pesquisa de preços de produtos.
Clique aqui para ler esse artigo em PDF.
ler todos os artigos desta edição
Criando um Gadget que acessa dados
Crie uma consulta com Web Services no Vista
Gadgets são aqueles mini-aplicativos que executam na SideBar do Windows Vista, aquela barra transparente que fica na lateral direita do desktop (Figura 1). Como você pode ver o Windows Vista possui alguns Gadgets interessantes, como por exemplo, o que mostra em tempo real a temperatura, da cidade que você escolher.
Mas e afinal, como criar um Gadget? Um Gadget é praticamente um arquivo HTML, com a possibilidade de rodar código script. A partir daí, com a ajuda do ASP.NET AJAX podemos criar aplicações muito interessantes. Neste exemplo, veremos como desenvolver um Gadget para a pesquisa de preços de produtos.
Hello World Gadget!
Vamos começar criando um Gadget de exemplo bem simples, vamos fazer um Hello World! Como já foi dito, um Gadget é um aplicativo HTML. Isso quer dizer que toda a interação que vemos nos Gadgets existentes no Windows Vista é conseguida através de scripts.
Algumas pessoas encaram isso como um ponto positivo. Essas pessoas são aquelas que conhecem a fundo Javascript ou VBScript. Eu, particularmente, gostaria muito de poder utilizar código C# para a criação de Gadgets, mas infelizmente essa não é a realidade atual. Porém, mais adiante no artigo veremos como utilizar ASP.NET AJAX para resolver essa questão.
Para criar um Gadget você precisa basicamente de dois arquivos: Um arquivo manifest que deve obrigatoriamente se chamar Gadget.xml, e o arquivo HTML onde teremos o código HTML e script do Gadget.
Esses dois arquivos precisam ser criados (ou copiados) dentro de uma pasta específica do seu Windows Vista, para que seja reconhecido como um Gadget. Sendo assim abra a seguinte pasta: %userprofile%\ appdata\local\microsoft\windows sidebar\gadgets.
Dentro dessa pasta crie uma nova pasta chamada “HelloWorld.gadget”. Isso mesmo, a pasta deve ter a extensão gadget. Crie sempre nomes fáceis de identificar do que se trata o Gadget. Porém, para o sistema operacional o que importa é a extensão, com ela o Vista identifica que esse é um Gadget.
" [...] continue lendo...
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo