artigo .net magazine 42 - Utilizando o Code Analysis do Visual Studio

Conheça o Visual Studio Code Analysis, uma ferramenta que verifica o código validando a conformidade com o Microsoft .NET Framework Design GuideLines.

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Visual Studio

Utilizando o Code Analysis do Visual Studio

 

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias

·Usando o Code Analysis;

·Gerando um relatório de documentação;

·Corrigindo erros;

·Ignorando regras;

 

Visual Studio Team Edition, Code Analysis e C#.

 

O Visual Studio Code Analysis é uma ferramenta que verifica o código validando a conformidade com o Microsoft .NET Framework Design GuideLines (msdn2.microsoft.com/en-us/library/ms229042.aspx).

É uma ferramenta que permite fazer um “check-up” no seu código-fonte, verificando regras de design, uso correto de padrões, deteca ainda problemas como performance, segurança e outros.

Ele usa Reflection, MSIL Parsing e Callgraph Analysis para analisar o código. São executadas verificações para cerca de 200 regras de código, nas seguintes áreas:

·Design (60 regras): Regras para interfaces e estrutura das classes. Envolve melhores práticas para uso de namespaces, eventos, coleções e parâmetros de métodos;

·Globalização (7 regras): Práticas para o sistema aceitar vários idiomas facilmente;

·Interoperalidade (16 regras): Regras para o uso correto de objetos COM e COM +;

·Manutenibilidade (3 regras): Regras para ajudar na manutenção do código, geralmente com heranças confusas e códigos muito extensos;" [...] continue lendo...

Artigos relacionados