Artigo Java Magazine 68 - Desenvolvimento para desktop com Java – Parte 3
Artigo da Revista Java Magazine Edição 68.
Desenvolvimento para desktop com Java – Parte 3
Desenvolvendo a camada de Apresentação
Um guia com os primeiros passos no desenvolvimento de aplicativos Java para desktop
De que se trata o artigo:
Desenvolvimento de aplicações Java SE utilizando divisão em camadas e padrões de projeto. Nesse artigo são tratados o desenvolvimento da camada de Apresentação e a integração entre essa camada e a Lógica de Domínio, através dos padrões MVC e Observer.
Para que serve:
Apresentar os primeiros passos para quem está iniciando no desenvolvimento de aplicações em Java. Nesse artigo são abordados temas como: escolha de uma API de componentes gráficos (com comparações entre Swing e SWT), alguns componentes visuais e listeners de eventos da SWT e a aplicação dos padrões MVC e Observer no ambiente desktop.
Em que situação o tema é útil:
Os conceitos apresentados no artigo são úteis e facilmente aplicáveis no desenvolvimento de aplicativos empresariais desenvolvidos em Java, que se propõem a automatizar processos de negócio e precisam de interface gráfica com o usuário.
Desenvolvimento para desktop com Java – Parte 3:
O desenvolvimento de aplicações para desktop em Java é menos frequente do que para web ou dispositivos móveis. Hoje é possível implantar sistemas escritos em Java em ambientes antes dominados por linguagens nativas, mas, além da concorrência com ambientes RAD e linguagens nativas, o universo Java com suas APIs e jargões muitas vezes espantam quem quer trabalhar com Java nesse segmento.
Nesse artigo a série introdutória é concluída, com o desenvolvimento da camada de Apresentação e da integração entre ela e a Lógica de Domínio, através do padrão MVC. São apresentados também parâmetros para uma decisão que muitas vezes precisa ser tomada no início do desenvolvimento de uma aplicação desktop em Java: qual API de componentes gráficos será usada: Swing ou SWT.
Chegamos ao último artigo da nossa série, e nele será abordado o desenvolvimento da camada de Apresentação. Além do desenvolvimento de uma tela, com aplicação do padrão MVC, veremos também uma sugestão para enriquecer a interação entre o sistema e o usuário, através a criação de um listener de eventos.
No segundo artigo foi explicado detalhadamente o processo de criação do projeto no Eclipse, logo, os passos não serão repetidos aqui. Para o leitor interessado em obter o código fonte da aplicação exemplo com o que foi implementado até agora, o download está disponível no site da Java Magazine, com o projeto configurado para o Eclipse 3.4. O quadro “Importando o projeto no Eclipse” mostra o que deve ser feito para baixar e importar o projeto.
O clássico Swing x SWT
A camada de Apresentação é responsável pela interação entre sistema e usuário. Como exemplo dos componentes dessa camada, podemos citar: menus de seleção, telas para entrada e apresentação de dados, caixas de diálogo e componentes que indicam a ocorrência de algum processamento, como cursores de mouse em forma de ampulheta e barras indicadoras de progresso.
Em Java, existem duas bibliotecas de componentes gráficos que disputam a preferência dos desenvolvedores de sistemas desktop: Swing e SWT (Standard Widget Toolkit).
Em comum, ambas têm a característica de serem gratuitas para uso comercial. Mas têm muitas diferenças, como pode ser visto na Tabela 1.
Swing |
SWT |
API oficial da plataforma Java desktop, está disponível nos JDKs e JREs e não precisa de nenhum download adicional para ser usada tanto em desenvolvimento quanto em produção. |
Foi desenvolvida pela IBM, e em seguida doada para a Fundação Eclipse, que atualmente é responsável por sua manutenção e evolução. Para que seja utilizada, é preciso realizar o download de um ou mais jars, dependendo das características da aplicação. |
" |
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo