Artigo Java Magazine 56 - JSR 257: Contactless Communication API

Conheça a API Java ME que permite acessar informações de dispositivos RFID a partir do seu dispositivo móvel.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 56. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

JSR 257: Contactless Communication API

Trabalhando com RFID em dispositivos móveis

Conheça a API Java ME que permite acessar informações de dispositivos RFID a partir do seu dispositivo móvel

A RFID é uma tecnologia que está entrando na moda. Muito tem se falado sobre soluções desenvolvidas com ela. Mas o que é a RFID? Abreviação de Radio-Frequency IDentification, trata-se de uma tecnologia de identificação automática por rádio. Especificamente, a RFID usa sinais de rádio na freqüência 13.56 MHz, para recuperar e armazenar dados remotamente (aproximadamente 10 cm) em dispositivos chamados de tags (ver Figura 1).

 

Figura 1. Tag RFID comum

 

Embora a moderna tecnologia de RFID seja um desenvolvimento recente, a idéia é bem mais antiga. A RFID foi inventada, pelo menos o seu conceito, na época da Segunda Guerra Mundial pelo físico escocês Sir Robert Alexander Watson-Watt. Watson-Watt[1], que na época trabalhava para os ingleses, desenvolveu um transmissor que era colocado nos aviões britânicos. Este transmissor recebia sinais das estações de radares no solo, e em resposta, transmitia um sinal de volta que servia para identificá-lo como um avião “amigo”, evitando ataques pela própria defesa antiaérea britânica.

Este mesmo princípio básico criado por Watson-Watt é o mesmo utilizado pela tecnologia RFID atualmente. Um sinal é enviado a um transponder, que é então ativado. Assim que ativado, um sinal de volta é refletido para a estação emissora. Este cenário, por sua vez, é caracterizado como sendo o de um típico sistema Passivo, devido à necessidade de um estímulo prévio: o transponder não possui nenhuma fonte de energia, e só pode funcionar com a energia induzida pelo sinal de leitura. Já um sistema Ativo tem um transponder um pouco mais completo, com uma bateria e uma capacidade de processamento mais elaborada, sendo capaz de uma funcionalidade mais sofisticada.

Tendo em vista o número de soluções advindas do uso da RFID (veja a Tabela 1), a plataforma Java Micro Edition tem trabalhado numa especificação que faça com que estas soluções venham também a ser possíveis no mundo móvel. O resultado é uma API bem estruturada, que abstrai para o desenvolvedor os detalhes da comunicação com as tags RFID. Esta é a Contactless Communication API, que iremos explorar dos conceitos à prática com exemplos de código.

 

Área

Solução

Hospitalar

"

[...] continue lendo...

Artigos relacionados