Artigo Java Magazine 52 - Aplicando Scripts no Java SE
Este artigo mostra como criar uma DSL simples para cálculo de preços em um sistema de vendas hipotético, usando Java 6 e Groovy.
Clique aqui para ler esse artigo em PDF.
Aplicando Scripts no Java SE
Personalização de aplicações Java e DSLs
Com o lançamento do Java SE 6, que inclui a implementação da JSR-233 (Scripting for the Java Platform), tornou-se possível executar scripts escritos em diversas linguagens, diretamente do código Java. O uso de linguagens de script é às vezes associado a contornos técnicos mal planejados, mas os scripts (que são tipicamente programas curtos, interpretadose dinâmicos) são úteis em diversas situações – e não só no ambiente web.
Um sistema de vendas pode, por exemplo, usar scripts para permitir a personalização das regras de definição de preços. Outros exemplos são a definição de filtros de correio eletrônico, condições em fluxos de trabalho e o cálculo de folhas de pagamento. Nessas tarefas, que necessitam de grande flexibilidade e da intervenção do usuário, os scripts podem ser de muita ajuda.
Note que scripts desse tipo normalmente têm uma finalidade bastante específica e podem aproveitar recursos oferecidos por uma linguagem igualmente específica, que se adapte melhor ao problema. Em muitos casos, a própria linguagem pode ser modificada, criando uma nova linguagem direcionada para resolver até mesmo um único problema: o seu. Estas linguagens que não servem a muitos propósitos, como Java, mas a um propósitoespecífico, são comumente classificadas como Linguagens de Domínio Específico,ou DSLs na sigla em inglês." [...] continue lendo...
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo