Artigo Java Magazine 48 - Tabelas na Web com DisplayTag
Artigo publicado pela Java Magazine 48.
Clique aqui para ler esse artigo em PDF.
Tabelas na Web com DisplayTag
Exibindo resultados extensos com aparência profissional
Neste artigo vamos explorar alguns dos principais recursos da taglib open source DisplayTag. As tags da DisplayTag oferecem ao desenvolvedor facilidades sofisticadas para a montagem e o gerenciamento de tabelas longas em páginas web. São suportados recursos como paginação, exportação de dados e internacionalização.
Recursos disponíveis
Antes de começar a usar a DisplayTag na prática, vejamos mais detalhes sobre os principais recursos da taglib:
- Paginação – Imagine que na sua aplicação web você fez uma consulta ao banco de dados retornando centenas de registros e precisa apresentá-los numa página web. Como mostrar estas informações sem visualizar uma tabela enorme que demora muito para ser carregada no navegador? Uma solução clássica é a paginação de resultados: quebrar uma coleção de registros em várias páginas de tamanho limitado. A DisplayTag suporta diversas estratégias de paginação e oferece barras customizáveis para a navegação dos resultados.
- Exportação de dados – Através do recurso de exportação, que é ativado alterando-se apenas um atributo, o usuário pode transformar a tabela exibida para vários formatos. A DisplayTag inclui filtros de exportação predefinidos para CSV (valores separados por vírgulas), Excel, XML e PDF simples.
- Internacionalização (i18n) – Normalmente implementamos a internacionalização através de vários arquivos texto (chamados resources), um para cada idioma desejado. Estes arquivos são compostos de pares “chave=mensagem”, sendo as chaves fixas e as mensagens customizadas para o idioma. A DisplayTag suporta a internacionalização dos cabeçalhos das tabelas e das barras de paginação, entre outros elementos.
- Flexibilidade visual com Decorator – O design pattern Decorator, implementado pela DisplayTag, aumenta a flexibilidade do design, através de objetos que customizam ou adicionam dinamicamente comportamentos a outro objeto. Geralmente utilizamos este pattern quando precisamos visualizar uma informação de várias formas diferentes. Por exemplo, dada uma tabela qualquer, gostaríamos de apresentar formatos distintos para datas, números, valores monetários etc. sem precisar alterar a classe de negócio. Vamos ver mais na frente um exemplo onde aplicamos o Decorator." [...] continue lendo...
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo