Artigo Java Magazine 45 - JSF e AJAX com ICEFaces
Conheça mais uma opção para suas aplicações web. Aprenda a utilizar este poderoso conjunto de componentes JSF open source para construir aplicações web com suporte a Ajax, usando o IDE Eclipse e plug-ins.
JSF com Ajax usando ICEfaces
Conheça mais uma opção para suas aplicações web
Aprenda a utilizar este poderoso conjunto de componentes JSF open source para construir aplicações web com suporte a Ajax, usando o IDE Eclipse e plug-ins
Existem várias implementações da especificação JavaServer Faces (JSF), por exemplo a implementação de referência da Sun e o Apache MyFaces. Há também diversos componentes que podem ser agregados à implementação usada, oferecendo recursos além dos previstos pela especificação JSF. Exemplos são o Tomahawk do MyFaces e o ICEfaces, o qual apresentaremos nesse artigo.
O ICEFaces é um conjunto de componentes recentemente tornado open source, desenvolvido pela ICESoft. Tem por finalidade integrar as tecnologias JSF e Ajax de forma “nativa”. Ou seja, todos os componentes do ICEfaces são componentes JSF que dão suporte ao Ajax.
Neste artigo apresentaremos o ICEfaces, desde sua integração com o Eclipse até um exemplo inicial utilizando esta tecnologia.
Instalando os plug-ins
Para construir uma aplicação web com ICEfaces é preciso configurar alguns servlets no descritor web (web.xml) da sua aplicação, colocar os JARs do ICEfaces no diretório lib, e declarar a taglib correspondente nos cabeçalhos das páginas JSP.
Existe um ótimo plug-in que agrega o suporte ao ICEfaces no Eclipse e realiza todas estas tarefas. Ele pode ser obtido no site icefaces.org/main/downloads/os-downloads.iface e se chama ICEfaces-Eclipse-JSF. Na Listagem 1 está parte do código do web.xml gerado por esse plug-in. Observe que existe um novo mapeamento, o *.iface, que aponta para o servlet PersistentFacesServlet, fornecido pelo ICEfaces. Note que ainda a configuração do mapeamento *.faces, através do qual o ICEfaces invoca o FacesServlet (o servlet de controle do JSF) após ter recebido a requisição. Por sua vez, o JSF invoca a página JSP (veja o esquema na Figura 1).
Figura 1. Fluxo de chamadas do ICEFaces[LG1]
Listagem 1. web.xml gerado pelo plug-in.
<web-app id="WebApp_ID">
<display-name>calendario</display-name>
...
<servlet>
<servlet-name>Faces Servlet</servlet-name>
<servlet-class>javax.faces.webapp.FacesServlet</servlet-class>
<load-on-startup>1</load-on-startup>
</servlet>
<servlet>
<servlet-name>Persistent Faces Servlet</servlet-name>"
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo