Artigo Java Magazine 39 - RIA com Open Laszlo
Artigo publicado pela Java Magazine 39.
RIA com Open Laszlo
Construindo Rich Internet Applications com Open Laszlo
Turbine suas interfaces gráficas e maximize a interatividade com o usuário utilizando uma plataforma open source baseada em XML e Java
Com o crescimento da internet, a distribuição e a manutenção de aplicações tornaram-se muito mais simples e rápidas. Utilizando um browser, o usuário passou a acessar o último release sem ter que se preocupar com versionamento ou procedimentos de instalação. Mas um efeito colateral do paradigma web não tardou a aparecer. Interfaces mais pobres e menos intuitivas substituíram os sistemas “fat-client” antes largamente utilizados, forçando o usuário a se acostumar com o “clicar e esperar” das interfaces web.
O conceito de Rich Internet Application (RIA) é uma das respostas a este problema. Permitindo que o usuário interaja com a aplicação como se esta fosse um sistema de desktop tradicional, o RIA baseia-se na premissa de rodar na máquina do usuário todo o processamento de interface gráfica, deixando para um servidor o processamento da lógica de negócio. O lado cliente das aplicações RIA pode ser implementado de diversas maneiras, dentre elas applets Java, páginas DHTML, aplicativos Macromedia Flash, JavaScript e outros.
O OpenLaszlo é uma plataforma madura de desenvolvimento RIA baseada em JavaScript e XML, com suporte à depuração de aplicações, que renderiza aplicações em Macromedia Flash. Neste artigo apresentamos os principais conceitos dessa plataforma e construímos uma aplicação de exemplo funcional.
Funcionamento do OpenLaszlo
Aplicações OpenLaszlo são baseadas em documentos na linguagem LZX, baseada em XML. A engine de renderização do OpenLaszlo (que chamaremos de “Servidor OpenLaszlo”) é uma aplicação Java para web, portanto deve ser instalada em um container web como o Tomcat ou num servidor de aplicações Java EE. "
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo