Artigo Engenharia de Software 23 - Levantando Exceções no Desenvolvimento de Software

Esse artigo trata da Utilização da FCL – Framework Class Library, para tratar exceções levantadas durante o desenvolvimento de aplicações com C#.

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Desenvolvimento

Levantando Exceções no Desenvolvimento de Software

Uma Abordagem Prática

De que trata o artigo:

Utilização da FCL – Framework Class Library, para tratar exceções levantadas durante o desenvolvimento de aplicações com C#. Uma abordagem prática será utilizada para ilustrar essa abordagem.

 

Para que serve:

Para apresentar os tipos de erros que podem surgir na execução de um programa, e auxiliar os desenvolvedores na tarefa de tratá-los, evitando problemas na entrega da aplicação aos seus clientes.

 

Em que situação o tema é útil:

O tema se torna fundamental, no ponto de vista de uma empresa com uma política de testes, a partir do momento que ela esteja tendo altos gastos com testes de software, para identificar potenciais problemas não previstos pelos desenvolvedores. Em empresas sem uma política de testes, este artigo pode ajudar desenvolvedores a identificar e prevenir possíveis falhas no produto final, evitando gastos com manutenção.

 

É fato que todo desenvolvedor, independente da plataforma, também é usuário de várias aplicações, muitas das vezes desenvolvidas por outras pessoas. No nosso dia a dia, como usuários de sistemas, nos deparamos com vários softwares de diversos fabricantes, e por sermos desenvolvedores logo pensamos: eu teria desenvolvido isso de outra forma. A análise crítica está presente em todos os seres humanos, e não seria diferente com os desenvolvedores de software. Quando você se depara com um software que foi modelado de uma forma diferente da que você faria apenas, tudo bem. O problema é quando você vai usá-lo e percebe que o desenvolvedor não fez uma validação dos campos de forma correta, e na mesma hora você repara que determinados dados inválidos levantam exceções que não foram tratadas, logo o sistema falha. Mesmo estando na posição de usuário, é frustrante.

Nesse momento, a vontade é de entrar no código fonte e resolver o problema mas, rapidamente percebe que não tem acesso a ele. Não foi você quem o fez. Sensação semelhante acontece com os outros usuários, que não possuem conhecimentos sobre desenvolvimento, aliás, sequer sabem o que é código fonte. Neste momento, as intenções são diferentes. Ao invés de quererem entrar no código fonte e resolver o problema, eles apenas desistem de usar o software, ou perdem a confiança no produto. É hora da empresa que desenvolveu a solução começar a jogar dinheiro pelo ralo com manutenção para resolver esse problema.

A criação de uma solução modelada de acordo com as necessidades do cliente possui várias etapas, entre levantamento de requisitos, análise, desenvolvimento e testes. Por exemplo, no momento que estamos criando um método que receba dados por parâmetro fornecidos pelo usuário na interface, e retorne um valor, devemos ter em mente que o método aceitará apenas determinados tipos de dados, os que forem necessários para ele realizar a sua função e retornar o resultado. Se o desenvolvedor não ficar atento a esses detalhes, ele corre o risco de permitir que o usuário forneça dados que não são os esperados pelo método. Nesta situação, o software que está sendo desenvolvido vai para a equipe de testes da empresa, onde estas falhas são identificadas, fazendo com que o software volte para o desenvolvedor, gerando um atraso significativo no cronograma do projeto.

Todo esse processo de desenvolvimento de uma aplicação deve ser bem monitorado, para evitar que o produto final esteja sujeito a falhas. Cabe ao desenvolvedor conhecer os tipos de erros e a forma de solucioná-los para evitar problemas com manutenção e testes desnecessários.

Neste artigo vamos analisar os tipos de erros e como evitá-los. Vamos falar também sobre exceções que podem ser levantadas em tempo de execução e mostrar como o desenvolvedor pode identificá-las e se prevenir contra falhas futuras. Para isso, falaremos sobre as estruturas que auxiliam neste processo, como os manipuladores try/catch e finally, além da utilização da FCL – Framework Class Library que, através de exceptions, formam um conjunto moderno e rico de recursos para aumentar a produtividade do desenvolvedor. Todos os recursos que serão apresentados servirão para que a etapa de desenvolvimento seja concluída com êxito, reduzindo o gasto com a etapa de testes ou diminuindo gastos com manutenção do produto.

Cada uma das técnicas que serão abordadas fazem parte de um conjunto de boas práticas no desenvolvimento de aplicações. Através dos exemplos práticos, o desenvolvedor será capaz de entender o que é uma exceção, como são levantadas e porque elas ocorrem. Identificará possíveis pontos de ocorrência e como tratá-las da melhor forma, proporcionando conforto e segurança para os usuários, permitindo que os mesmos tenham informações corretas do que aconteceu e, sendo assim, possam prosseguir na tarefa, sem perder a confiança no software e no resultado obtido.

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