Artigo Engenharia de Software 18 - Modelo de Avaliação de Interfaces
Este artigo descreve a avaliação de usabilidade, utilizando o modelo de checklist para efetuar este processo.
Qualidade de Software
Modelo de Avaliação de Interfaces
Avaliação de interfaces através de checklist
De que trata o artigo?
Avaliação de usabilidade em sistemas interativos. Este artigo descreve a avaliação de usabilidade, utilizando o modelo de checklist para efetuar este processo.
Para que serve?
A obtenção da qualidade de interação nos sistemas computacionais pode ser conseguida através de avaliações precisas e do uso de ferramentas adequadas. Neste contexto, observa-se a necessidade de estudar outros modelos de ferramentas que apóiam o projetista durante o processo de desenvolvimento e avaliação para que ele possa adequar as suas necessidades sem perda na qualidade do processo.
Em que situação o tema é útil?
Nos processos de desenvolvimento de sistemas interativos podem ser utilizados checklists como ferramentas que norteiam a concepção do sistema e alicerçam o processo avaliativo de forma econômica e eficaz para obter uma interface de qualidade.
A qualidade em sistemas interativos está intimamente relacionada ao conceito de usabilidade. Alguns autores definem a usabilidade como um processo de elaboração e design de sistemas interativos que objetiva prover a facilidade de aprendizado e de uso, e proporcionar satisfação aos seus usuários.
Para que os usuários possam realizar suas atividades de forma satisfatória, é necessário que os projetistas se empenhem em aperfeiçoar a interação entre os usuários e os sistemas da melhor forma possível. Para isto, deve-se ter como diretriz o projeto centrado no usuário utilizando-se métodos específicos para alcançar estes objetivos.
Para analisar a usabilidade de um sistema, determinando e resolvendo os problemas de interação, é necessário estabelecer uma bateria de avaliações e testes a serem aplicadas como parte integrante do projeto.
As avaliações devem ter o seu planejamento bem estruturado de forma que, ao se iniciar o projeto, se inicie também a bateria de avaliações. Isto reflete na obtenção da qualidade do sistema e evita agregar maior custo ao projeto.
A necessidade de efetuar esta bateria de testes pode ser evidenciada pela quantidade de sistemas que apresentam um grau de interação deficiente. Isto ocorre devido a um projeto debilitado que não seguiu corretamente os métodos e as diretrizes que o estudo da Interação Humano Computador (IHC) propõe, como por exemplo, a falta do processo avaliativo durante o desenvolvimento do sistema ou uma aplicação deficiente destes métodos.
Avaliação de interfaces
A avaliação da interface tem como objetivos gerais validar a eficácia e a eficiência da usabilidade, conforme as tarefas que são realizadas pelos usuários e os recursos empregados tais como tempo, quantidade de erros, passos desnecessários, busca de ajuda, etc." [...] continue lendo...
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Vídeo
-
Vídeo
-
DevCast
-
DevCast