Artigo Engenharia de Software 17 - Prototipação no Desenvolvimento de Software
Esse artigo apresenta algumas definições sobre a prototipação no desenvolvimento de sistemas de informação, seus diferentes tipos como prototipação de baixa e alta fidelidade, prototipação throw-away e prototipação evolutiva.
Projeto
Prototipação no Desenvolvimento de Software
Aprenda a criar protótipos de interfaces com a ferramenta Axure
De que trata o artigo:
Esse artigo apresenta algumas definições sobre a prototipação no desenvolvimento de sistemas de informação, seus diferentes tipos como prototipação de baixa e alta fidelidade, prototipação throw-away e prototipação evolutiva, wireframes, suas aplicações, vantagens e desvantagens. Além disso, mostra a utilização de uma ferramenta capaz de gerar protótipos de vários tipos dependendo de qual linha o desenvolvedor deseja seguir.
Para que serve:
No passado, protótipo tinha como principal finalidade avaliar os requisitos de um sistema através do desenvolvimento tradicional. Atualmente, os limites entre a prototipação e o desenvolvimento do sistema se confundem, e muitas vezes estes sistemas são construídos numa abordagem evolucionária. Serão esclarecidos alguns conceitos que permitirão ao desenvolvedor avaliar qual é o melhor caminho a seguir e utilizar uma ferramenta para tal, o Axure RP Pro.
Em que situação o tema é útil:
De maneira geral a prototipação é positiva, trazendo melhoria na facilidade de uso do sistema, maior aproximação do sistema com as necessidades dos usuários, melhoria da qualidade do projeto, facilidade de manutenção e redução no esforço de desenvolvimento. Entretanto, não pode ser um processo que tome muito tempo nem esforço dos programadores. Para isso, será demonstrado uma forma rápida de se construir protótipos inteligentes e wireframes através do Axure RP Pro.
De acordo com o dicionário, protótipo significa: primeiro tipo ou exemplar; original, modelo. Versão parcial e preliminar de um novo sistema de computador ou de um novo programa, destinada a teste e aperfeiçoamento. Essa definição nos desperta para a sua funcionalidade, que nos faz pensar e decidir qual é a melhor maneira de utilizá-lo.
O protótipo pode ser interpretado como uma maquete, que contém os conceitos do que se pretende obter do produto final. Pode ser considerado também como a primeira versão de um produto que, mesmo com as funcionalidades incompletas, permite ser criticado e aperfeiçoado a fim de se obter qualidade no que está sendo produzido.
O protótipo no Desenvolvimento de Sistemas
A prototipagem de sistemas tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre os desenvolvedores, e tem se mostrado uma alternativa interessante para a solução de vários problemas. Tem como objetivo principal validar os requisitos, abordar questões de interface, e avaliar tanto a viabilidade quanto a complexidade do sistema.
Durante a criação do protótipo, usuário e desenvolvedores ficam em constante interação, facilitando assim, alterações nas funcionalidades do sistema, bem como o levantamento e modificação de requisitos. Neste período, o esforço para qualquer intervenção, tanto na documentação quanto na implementação da aplicação, é muito menor, reduzindo mão-de-obra e, consequentemente, custos de produção. Esta atividade permite que, desde muito cedo, se obtenha uma melhor percepção dos requisitos do sistema e também simplificando o seu esboço."
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Vídeo
-
Vídeo
-
DevCast
-
DevCast