Artigo Engenharia de Software 16 - Teste funcional utilizando o Abbot Framework
Esse artigo apresenta a utilização do framework Abbot Java GUI Test Framework, capaz de executar testes funcionais baseado em eventos a fim de antecipar possíveis problemas durante a utilização de um software.
Validação, Verificação e Teste
Teste funcional utilizando o Abbot Framework
Automatizando testes em aplicações Java Desktop
De que trata o artigo:
Esse artigo apresenta a utilização do framework Abbot Java GUI Test Framework, capaz de executar testes funcionais baseado em eventos a fim de antecipar possíveis problemas durante a utilização de um software. O Abbot framework é uma biblioteca Java para GUI (Graphic User Interface), que fornece métodos para reproduzir ações do usuário e examinar o estado dos componentes GUI. O framework pode ser utilizado diretamente a partir do código Java inserido na aplicação ou acessados sem programação através da utilização de scripts através do Costello Script para Abbot.
Para que serve:
O Costello é uma aplicação desenvolvida totalmente em Java, que auxilia na geração de testes Funcionais para aplicações. A ferramenta auxilia na criação de testes de Interface com o Usuário (Java UI), sendo capaz de simular comportamentos do software e avaliar o resultado encontrado.
Em que situação o tema é útil:
Assim como outras ferramentas de teste funcional, como a Selenium IDE, o intuito desse processo é prever o comportamento do software e assegurar que o resultado obtido na simulação é realmente o esperado.
O Teste de Software é uma importante etapa na construção de sistemas de qualidade, onde cada vez mais as empresas, visando obter qualidade em seus produtos, têm optado por investir recursos nessa etapa, essencial para prevenir gastos com manutenções futuras.
Os benefícios dos testes de software são notados não apenas pela empresa desenvolvedora, pois primando pela qualidade do software, além de evitar gastos com manutenções desnecessárias, o cliente pode ter em suas mãos um software mais estável e menos sujeito a falhas.
Os benefícios trazidos por uma boa equipe de testes, com sua própria estrutura e metodologia são inúmeros. Empresas que se adéquam a esta tendência obtém melhores resultados e investem cada vez mais nesta atividade, primando sempre pela qualidade de seus produtos.
Devido à maior interatividade dos sistemas com os usuários, a GUI (Graphic User Interface) está se tornando uma porção cada vez maior de um sistema, necessitando testar estes componentes cada vez mais. Dos processos de automação de testes, o de interface se mostra como um grande desafio, já que requer um envolvimento constante entre o usuário e o desenvolvedor."
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Vídeo
-
Vídeo
-
DevCast
-
DevCast