Artigo Engenharia de Software 16 - Abordagens Baseadas em Objetivos: Visão Panorâmica

Apresentar a abordagem baseada em objetivos. Diferente das análises de sistemas tradicionais que determinam quais características o sistema deve suportar, a abordagem baseada em objetivos focam o porquê os sistemas são construídos.

Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 16 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Engenharia de Requisitos

Abordagens Baseadas em Objetivos: Visão Panorâmica

 

 

De que trata o artigo:

  Apresentar a abordagem baseada em objetivos. Diferente das análises de sistemas tradicionais que determinam quais características o sistema deve suportar, a abordagem baseada em objetivos focam o porquê os sistemas são construídos.

 

Para que serve:

  Este tipo de abordagem possibilita uma análise mais ampla do contexto onde o sistema será implementado. Focar objetivos, ao invés de requisitos específicos permite a comunicação entre analistas e stakeholders, através de uma linguagem baseada em conceitos que ambos têm conhecimento.

 

Em que situação o tema útil:

Quando se deseja modificar a forma de definição dos requisitos de um sistema empregando uma abordagem que facilita a comunicação entre analistas e stakeholders. Para isso três abordagens baseadas em objetivos para construção de casos de uso e/ou cenários serão explicadas.

 

 

Ao se criar um software, não se planeja e não se desenvolve apenas um artefato, criam-se novas possibilidades para ações e interações humanas [CAR 95]. Todo software é uma ferramenta. Como boa ferramenta, deve suportar o trabalho de alguém, tornar o trabalho mais fácil, mais rápido, mais simples e mais flexível. Para desenvolverem-se sistemas que suportam adequadamente o uso, trabalhos de pesquisa enfatizam que se precisa entender melhor as tarefas realizadas pelas pessoas e aplicar de maneira mais eficiente a compreensão das tarefas no processo de desenvolvimento de software.

As atividades de pessoas, no trabalho, podem ser descritas como “tarefas”. Segundo [STO 95] o termo “tarefa” é definido como: “uma tarefa é um objetivo junto com conjuntos ordenados de ações que o satisfariam em contextos apropriados”. Baseando-se na teoria da ação, sabe-se que, antes de executar uma seqüência de ações, elaboram-se planos, e o ponto inicial de um plano é a formulação de um objetivo [CAR 95]. Seguindo esta perspectiva, está claro que, para desenvolver um sistema interativo, é necessário, em primeiro lugar, conhecer os objetivos dos usuários para, então, propor a especificação dos mecanismos que sustentarão as tarefas necessárias para alcançá-los.

Enquanto análises de sistema tradicionais focam “quais” características um sistema irá suportar, abordagens baseadas em objetivos focam “por que” sistemas são construídos, provendo motivação e argumento para justificar os requisitos de software [ANT 96]. Possibilitam assim uma análise mais ampla do contexto no qual o sistema irá operar. Focar objetivos, ao invés de requisitos específicos, permite analistas comunicarem com stakeholders - pessoas envolvidas no sistema em desenvolvimento -, usando uma linguagem baseada em conceitos que ambos têm familiaridade [ANT 96]. Todavia, especificar os requisitos de um sistema, a partir dos objetivos dos usuários, não é uma tarefa trivial. " [...] continue lendo...

Artigos relacionados