Artigo Engenharia de Software 13 - UML – Diagrama de Classes
Artigo da Revista Engenharia de Software edição 13.
Projeto
UML – Diagrama de Classes
Encontrando classes e desenhando seu diagrama – Parte II
De que se trata o artigo:
Este artigo tem por objetivo apresentar as regras para se modelar um diagrama de classes, partindo da análise prática dos requisitos de um estudo de caso.
Para que serve:
Fornecer aos desenvolvedores ou estudantes da área de sistemas uma linha de entendimento com o intuito de orientá-los a modelar seus diagramas de classes.
Em que situação o tema é útil:
Para quem ainda não modelou classes, ou para quem tem experiência e quer revisar a sintaxe permitida nesse tipo de diagrama.
Vamos dar continuidade ao artigo anterior, no qual demonstramos a partir de um pequeno estudo de caso como é feita a modelagem de um diagrama de classes, aproveitando esse passo a passo para apresentar as regras desse diagrama.
Nessa segunda parte, veremos como refinar um diagrama de classes, apresentando algumas definições relevantes como escopo, restrições, os relacionamentos de generalização e agregação, além de algumas classes especiais como classe de enumeração, abstrata e de associação.
Refinando as classes
No último artigo, chegamos à primeira versão do nosso modelo de classes, reproduzido na Figura 1. Para entender melhor nosso estudo de caso, vamos apresentar também os requisitos que derem origem a esse modelo. Confira na Tabela 1.
Terminamos o artigo anterior chamando a atenção para alguns tipos de dados que não são os tipos básicos, como inteiro (integer), float (double), booleano (boolean), data e hora (date). Esses tipos diferentes aparecem no atributo sexo da classe Paciente e no atributo tipo da classe Telefone"
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Vídeo
-
Vídeo
-
DevCast
-
DevCast